Técnicos contactados pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran) estão na rodovia Fernando Guilhon, em Santarém, para avaliar os danos da abertura da cratera após a intensa chuva da última sexta-feira (07). O asfalto se abriu na estrada que liga o centro da cidade ao aeroporto. O trânsito está interditado e motoristas são orientados a desviar por alternativas do Residencial Salvação.
Na manhã deste sábado (08), o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas (SRGBA), Henderson Lira Pinto, esteve no local junto ao prefeito Nélio Aguiar. “A Prefeitura fez a contenção e a interdição da área por conta da segurança na via. Uma máquina já fez os primeiros serviços para evitar novos desmoronamentos e o trânsito foi desviado para as ruas do Residencial Salvação. Orientamos que as pessoas façam o desvio com cuidado e atenção”, comentou Henderson.
“Já veio uma equipe técnica contactada pela Setran, por determinação do governador, que já está fazendo o levantamento para ver qual a melhor solução. A Prefeitura já está nos auxiliando nos primeiros serviços e a partir deste levantamento do serviço a ser refeito de drenagem que teremos condição de verificar quanto tempo vai levar para realizar a reposição da drenagem”, adianta o secretário.
Recuperação
Já no domingo (8) será feito o serviço de substituição do sistema de galerias de águas pluviais da PA-453, conhecida como Avenida Fernando Guilhon. Além de tubulação maior, para suportar o volume de água que acumula, devido a alterações estruturais da construção do Residencial Salvação, às margens da PA-453; a Setran fará também a recomposição do asfalto.
Para garantir o fluxo de veículos foi aberto um desvio por dentro do Conjunto Salvação. Toda a área afetada está sinalizada e conta com o trabalho de agentes de trânsito para garantir a segurança dos usuários das vias daquela região.