PARÁ Hospital Regional
Novo equipamento de ressonância do Hospital Regional, em Marabá, permite a realizar 600 exames por mês
O equipamento integra o Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital, que oferece serviços de saúde para mais de 1 milhão de habitantes
10/01/2022 19h45 Atualizada há 3 anos
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

O novo aparelho de ressonância magnética do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), no município de Marabá, na região Sudeste, está funcionando com a capacidade expandida para realizar 600 exames por mês. O equipamento foi entregue em outubro do ano passado pelo governador Helder Barbalho, e atinge maior nível de produtividade após o treinamento da equipe profissional e definição dos protocolos de gestão.  

O equipamento passa a integrar o Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital, que é referência em serviços de saúde para mais de 1 milhão de habitantes, de 22 municípios da região. O aparelho, com tecnologia de última geração, pesa mais de seis toneladas e foi adquirido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Continua após a publicidade

“A entrega do aparelho de ressonância magnética no Hospital Regional de Marabá faz parte do objetivo do governo estadual em melhorar a saúde pública no Pará. Com esse equipamento, as pessoas da região podem contar com um diagnóstico por imagem mais preciso, sem a necessidade de se deslocarem para a capital ou outras cidades para conseguir esse tipo de exame”, explicou o secretário adjunto de Administração da Sespa, Ariel Sampaio.

O diretor Técnico do HRSP, Cassiano Barbosa, informou que o equipamento também auxilia diagnósticos com melhor qualidade na imagem, além de mais agilidade e comodidade ao paciente. “Nossa capacidade gira em torno de 25 a 30 exames por dia, aproximadamente 600 exames por mês. Isso atende à demanda da região. São exames essenciais para terapêuticas e propedêuticas médicas, principalmente em um hospital de alta complexidade, que atende neurocirurgia, gastrocirurgia e outras especialidades, e produz exames de suma importância”, acrescentou.

Tranquilidade- Tainá Rodrigues é mãe do paciente Heitor Rodrigues, que utilizou o equipamento para examinar o funcionamento da glândula hipófise, na base do cérebro, responsável pela regulação das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, além de produzir o hormônio do crescimento. “É muito bom poder ofertar ao nosso filho o atendimento em um equipamento como este. Ajuda muito a população pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Heitor faz tratamento em Belém, mas a médica pediu o exame e fizemos aqui. Foi bem mais tranquilo porque não precisamos viajar”, contou. 

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é uma unidade que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde. Com atendimento 100% SUS, é referência na prestação de serviços em várias áreas, como ortopedia-traumatologia, cardiologia, oftalmologia, cirurgia geral, plástica reparadora, hemodiálise e partos de alto risco.

Por Leonardo Nunes (SECOM)