Cosmo Souza da Silva e Fernando Lima de Oliveira foram detidos nesta segunda-feira (24), após a polícia receber uma informação que a dupla estava com uma motocicleta e objetos que tinham sido furtados de uma propriedade rural, em Rurópolis, Sudoeste do estado.
Quem procurou a polícia foi a própria vítima. O dono do imóvel estava viajando e quando chegou em casa percebeu que havia sido vítima de um furto. Ele saiu andando pelas ruas da cidade, e por sorte acabou encontrando com a dupla. Com as informações repassadas pela vítima e as características dos dois, a polícia civil, com apoio da PM conseguiu capturar Cosmo e Fernando. Com eles foram encontrados vários objetos, como uma caixa amplificada, duas roçadeiras, um compressor de uma central de ar e até um freezer.
Após serem detidos, os dois foram ouvidos pela polícia. Eles confessaram ter invadido o imóvel se aproveitando do fato que o proprietário não estava. Eles disseram que já tinham prestado serviço braçal na área rural e sabiam como entrar na residência. A polícia ainda investiga se uma informação privilegiada, repassada por um conhecido da vítima também colaborou com o crime.
Durante o depoimento Cosmo e Fernando disseram à polícia que boa parte dos objetos furtados foram vendidos para um morador de Placas. A polícia checou e conseguiu comprovar que os bens estavam em uma residência na comunidade Macanã, a 20km de Placas. O homem foi detido sob a acusação de receptação, mas após pagar fiança ele recebeu o benefício para responder pelo crime em liberdade. A polícia civil instaurou dois inquéritos, um para apurar o crime de furto com abuso de confiança e outro por receptação.