POLÍCIA Tartarugas
PM apreende quelônios que estavam sendo vendidos no oeste do Pará
O caso foi registrado nesta sexta-feira (11), em Santarém
12/02/2022 20h36
Por: Brasil Novo em Foco Fonte: Debate Carajás

Na noite desta sexta-feira (11), após receber denúncias, a Polícia Militar apreendeu 11 quelônios que estavam sendo comercializados nas proximidades do Mercadão 2000, no bairro Fátima, em Santarém, no oeste do Pará.

Dois animais, da espécie tartaruga, foram encontrados na posse de um homem, e os outros nove estavam em um saco debaixo de uma árvore. Em seguida, as tartarugas foram levadas para a delegacia e depois entregues à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Continua após a publicidade

De acordo com o delegado Lucivelton Santos, que estava de plantão na 16ª Seccional de Polícia Civil, foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela comercialização de animais silvestres. “Nós entregamos os quelônios pra Semma para destinação adequada”, disse o delegado.

A Lei de Crimes Ambientais proíbe “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente”. Pode ser aplicada multa de R$ 5 mil por animal e o infrator responde a procedimentos administrativo, civil e penal.

O secretário da Semma, João Paiva, disse que os animais serão devolvidos à natureza ainda neste sábado (12). “São tartarugas, que não é comum esse tipo de captura nesta época do ano. Provavelmente esses animais foram pegos com malhadeiras. Todos os animais estão saudáveis e serão devolvidos à natureza”, ressaltou. (Com informações do G1 Santarém)