Em deslocamento pela BR-230, em Vitória do Xingu (PA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 35m³ de madeira, sendo transportada ilegalmente no km 570 da rodovia.
Devido à alta incidência de crimes ambientais na região, a equipe realizou a abordagem de um caminhão que transportava madeira de reflorestamento do tipo viga, caibro e ripa de Samaúma Vermelha.
Ao ser questionado sobre a Declaração de Corte e Colheita (DCC) – documentação necessária para o transporte e comercialização dos produtos florestais in natura, oriundos de florestas plantadas, nativas ou exóticas – o condutor do veículo afirmou que não portava o documento e que teria carregado a madeira no município de Senador José Porfírio (PA) para descarregar no estado do Ceará, região nordeste do país.
Diante dos fatos, o veículo e a carga foram apreendidos e encaminhados ao órgão ambiental responsável. O condutor assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.
Na ocasião, outras duas combinações de veículos (caminhão + semirreboque) foram encontradas estacionadas em uma estrada, comumente utilizada na tentativa dos motoristas que realizam transporte ilegal de carga, de despistar as equipes policiais durante fiscalizações. Os responsáveis não foram encontrados.
Com informações da PRF/PA
Mín. 23° Máx. 37°
Mín. 21° Máx. 38°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 39°
Tempo limpo