Na madrugada deste sábado (21), uma equipe da 30ª Companhia Independente da Polícia Militar (30ªCIPM) aprendeu um caminhão carregado de madeira em tora na cidade de Santana do Araguaia, no sul do Pará.
A guarnição com os soldados Gonçalves e Nunes realizava patrulhamento ostensivo e preventivo nas imediações da Avenida Creuza Alessandra, esquina com a BR-158, no Setor Seringal, quando avistou um caminhão Scania de cor vermelha e placa BXH-8649 parado e carregado de toras de madeira.
A equipe observou que três dos pneus do caminhão estavam estourados, as setas do veículo não estavam em funcionamento e a carga passava os limites do veículo. Devido ao risco que o caminhão estava causando aos demais motoristas, já que a madeira corria o risco de cair na pista e acertar alguém, os agentes decidiram fazer abordagem. Durante os procedimentos, o condutor, identificado como Silvio de Oliveira Santos, ao ser questionado, disse que o caminhão era seu e que havia ido buscar a madeira que estava transportando em uma propriedade a 160 km de distância da sede do município, próximo à Fazenda Santa Barbara, zona rural de Santana do Araguaia.
Ele informou que a carga ia ser entregue na serraria do Polaco. Perguntado que espécie de madeira ele estava transportando, Silvio detalhou que eram das essências Garapa, Jatobá, Mangue e Orelha de Macaco, totalizando sete toras e um total aproximado de 15 metros cúbicos de madeira. Diante dos atos, o veículo foi apreendido e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Santana do Araguaia, onde foi apresentado junto com o motorista, para as medidas de competência da Polícia Judiciária. (Com informações do Native News Carajás)