Mais de 4 mil alunos da rede pública de 10 cidades brasileiras participaram do projeto Arte do Jornalismo – Caminhos da Sustentabilidade. Projeto que utiliza o jornalismo como meio de expressão colocou em discussão a sustentabilidade, tendo como foco principal as metas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidas na agenda da ONU até 2030.
A missão dos alunos participantes, jovens estudantes na faixa etária dos 10 aos 15 anos em média, era produzir reportagens alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com a orientação de seus professores e das equipes pedagógicas do projeto eles definiram temas, realizaram pesquisas ou entrevistas e inscreveram suas reportagens no site indicado. “O tema que eu escolhi foi mulheres na política e fala sobre a luta que elas tiveram para conquistar seu lugar”, comenta o adolescente Ivonaldo Alves dos Santos, aluno da escola estadual Gabriel Toti e autor de uma das reportagens selecionadas pelo projeto e publicadas no jornal da sua cidade, o Uberaba Sustentável.
Além de redigir os textos jornalísticos, os alunos das escolas com as reportagens selecionadas pelo júri do Arte do Jornalismo tiveram um workshop de diagramação. Foi um dia do design, em que os alunos aprenderam a editar o jornal impresso, definir fonte, cores, imagens e o nome do jornal que representaria sua escola. “Fico muito orgulhoso de saber que meu nome está naquele jornal, que a gente conseguiu produzir a capa, que tivemos ideias. Para mim foi uma experiência muito legal e a gente ainda está falando de uma coisa muito importante que é o Rio Itapetininga”, afirmou Luiz Fernando Nascimento Felício, coautor da reportagem sobre o documentário Rio Itapetininga e seu Significado Cultural, do Coletivo Aliança Socioambiental (ASA). Luiz é aluno da escola Darcy Vieira, em Itapetininga – SP, e sua reportagem foi publicada no jornal da sua escola, o Itapê News.
A Horizonte Educação e Comunicação, criadora do projeto, relata que a iniciativa impactou 4.380 estudantes e 152 professores do ensino público das cidades por onde o projeto passou desde a primeira oficina de capacitação de professores, em setembro de 2021 nas cidades de Urussanga e Criciúma, passando pelos workshops de diagramação, produção e entrega dos jornais em cada escola participante. O projeto será finalizado em agosto, com a entrega dos jornais na cidade de São Paulo, último município no cronograma de entregas do projeto.
O Arte do Jornalismo teve o patrocínio da Dexco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e passou pelas cidades de Urussanga-SC, Criciúma-SC, São Paulo-SP, Cabo de Santo Agostinho-PE, João Pessoa-PB, Queimados-RJ, Jundiaí-SP, Agudos-SP, Itapetininga-SP e Uberaba-MG. Ao todo, 169 reportagens foram inscritas com temáticas como consumo consciente, poluição de rios, abastecimento de água, energia limpa, melhorias no transporte público, preconceito, gravidez na adolescência, entre outros.
“Chegamos a um resultado muito importante em participações e engajamento de professores e especialmente de jovens estudantes interessados em refletir, por meio da prática do jornalismo, as questões de melhorias de suas cidades e propor soluções para um desenvolvimento sustentável. De todo o ciclo do projeto, a entrega dos jornais produzidos e nomeados por eles foi a mais gratificante”, avalia Allan de Amorim, coordenador do projeto na Horizonte. O resultado do projeto também pode ser conferido no livro Arte do Jornalismo, que em breve será distribuído para todas as escolas participantes.
Galeria de imagens: fotos e vídeos com depoimentos de alunos e educadores podem ser vistos no site do projeto: http://artedojornalismo.com.br/cidades/
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