A primeira osteossíntese de fratura transtrocanterica do HRPC, contou com a participação de nove profissionais, sendo dois ortopedistas, dois anestesistas, dois instrumentadores, dois circulantes e uma enfermeira.
Para a coordenadora do Centro Cirúrgico, Suzanne Carvalho, o procedimento atende a demanda da região que, anteriormente, após esse trauma, era encaminhada para assistência de média e alta complexidade para Belém ou Paragominas. “Além da ampliação dos leitos, também estaremos realizando outros tipos de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Um ganho para a população da região dos Caetés”.O procedimento pode ser realizado com encaminhamento via Central Estadual de Regulação ou com entrada pela Porta Aberta da Emergência 24h. Os pacientes atendidos são procedentes dos municípios vinculados ao 4° Centro Regional de Saúde (4°CRS), composto por Capanema, Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu, mas também são atendidos usuários provenientes de outras regiões.
O procedimento foi realizado em uma paciente de 83 anos, da cidade de Salinópolis, que agora está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), aguardando recuperação.
O diretor executivo do Complexo Hospitalar, Marcelo Azevedo, disse estar muito feliz com o com sucesso do procedimento e que em breve haverá mais novidades com a oferta outros serviços inéditos na assistência à saúde no nordeste paraense. “A expectativa agora é aumentarmos a oferta para a população da região com abrangência de novos serviços”.O médico ortopedista, Átylla Cândido, foi um dos cirurgiões que fez o procedimento. Ele não esconde a alegria de participar do processo de crescimento na assistência à saúde da população da região que, agora, não precisa mais se deslocar para outras cidades. “Esta cirurgia é o padrão ouro, o melhor tratamento que há na ortopedia e traumatologia para este tipo de fraturas. É o procedimento realizado nos melhores hospitais do mundo e agora é feito também no HRPC. Toda equipe e direção estão de parabéns por proporcionar tamanho avanço na saúde e me sinto grato por poder ser parte deste time.”
SERVIÇO- O Complexo Hospitalar é composto por órgãos do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. As unidades hospitalares atendem usuários 100% SUS, na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.
Texto: Marcelo Zeno