As entregas foram realizadas durante agenda oficial em Belém, no Parque Porto Futuro, pelo governador Helder Barbalho, que festejou os investimentos e reforçou o objetivo de ampliar, potencializar e melhorar cada vez mais as ações de segurança em todas as regiões do estado.
"Estamos realizando mais este investimento nas viaturas da Polícia Militar, com mais 150 veículos que reforçam a presença ostensiva somando a mais de 2 mil veículos já entregues, hoje estamos implementando esse quantitativo de viaturas já planejando a estrutura para a chegada de mais três mil novos policiais que devem tomar posse em setembro ampliando o efetivo. Faço também homenagem à cavalaria, que hoje recebe 70 animais da melhor raça, e que há 10 anos não recebia aquisição de animais. Além disso entregamos embarcações para o nosso sistema de segurança; equipamentos de drones, tecnologia e artefatos que vão colaborar com ações ostensivas e investigativas do sistema de segurança. Então hoje é dia de festa para a segurança pública, pois além de todas as entregas realizadas nos últimos dias, aqui reforço a minha gratidão a toda a equipe de segurança, pois ontem saiu o anuário da Segurança Pública e Belém quem em 2018 era a capital mais violenta de todo o Brasil, em três anos nos tornamos a capital mais segura do Norte e Nordeste da federação, portanto temos que festejar pois custa o trabalho e doação de muitas pessoas que estão no enfrentamento diário para garantir a segurança da população paraense. Estamos mostrando que nesse estado o Sistema de Segurança Pública está no comando e segue protegendo a população," enfatizou o governador Helder Barbalho.Investimentos
Entre os equipamentos entregues estão 150 viaturas para a renovação e ampliação da frota da Polícia Militar, 70 equinos para o efetivo da Polícia montada Cassulo de Melo, os quais vão atuar nos municipios de Belém, Marabá e Santarém; 18 Drones totalmente equipados, além de 92 roupas de aproximação para uso em combate à incêndio para o Corpo de Bombeiros Militar. Também foram entregues duas novas embarcações, Uma lancha de 350 HP para o município de Afuá, além da Primeira Delegacia móvel "Lancha Ventania", que é uma embarcação com dois motores de 350HP, a qual está dentro do Plano Plurianual da Polícia Civil. A embarcação é completa e adequada para receber o efetivo que fará o trabalho a bordo atendendo as demandas da população ribeirinha.
Celebrando os novos investimentos, que fazem toda a diferença para os órgãos do Sistema, o titular da Segup destacou, "nós continuamos fazendo entregas pra melhorar a estrutura da nossa segurança pública, estamos entregando hoje novas viaturas, equinos para cavalaria da Polícia Militar, equipamentos de combate a incêndio, equipamentos de perícia, tudo que é necessário pra que a população possa ter a assistência garantida e melhor prestação de serviço possível. Além disso, ainda estamos entregando a primeira delegacia móvel, que é uma das nossas maiores lanchas com a maior estrutura do grupamento fluvial garantindo a segurança em todas as vias, sejam elas hidroviárias ou terrestres. Todos os investimentos promovem melhorias e equipam os policiais para atender a população, fazer diligências e também prestar assistência aos paraenses. Seguimos investindo, garantindo a segurança e paz da população", disse Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social.Ainda foram entregues 22 equipamentos de excelente qualidade como Ufed Touch, Falcon-Neo, Axiom, que são utilizados para extração, análise e processamento de dados que serão utilizados pela Polícia Científica. Além de armas de menor potencial ofensivo, como gás lacrimogêneo; spray de pimenta; balas de borracha e granadas.
Segundos o diretor da Polícia Científica, Celso Mascarenhas, os trabalhos perícias recebem investimentos inéditos e essenciais por meio de equipamentos de ponta, "com esses equipamentos o trabalho se aprimora ainda mais, principalmente para os crimes cibernéticos que tem se tornado comuns, já que o trabalho pericial é tão importante para a segurança pública por meio da produção da prova técnica para a justiça", concluiu.