Altamira/PA – A 23ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do 51º Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS), realizou entre os dias 13 e 15 de setembro, o Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa em Área de Conflito, voltado para os comunicadores da região da Transamazônica, no sudoeste paraense.
Os profissionais receberam as boas vindas do comandante do 51º BIS, Tenente Coronel Luiz Guilherme, e durante três dias, os jornalistas, chamados de estagiários tiveram instruções de primeiros socorros, conheceram os equipamentos utilizados pelos militares, efeitos das armas, progressão em área urbana e vivenciaram na pratica uma simulação de cobertura de conflito, com a participação de várias tropas via terrestre e fluvial, dentre outras instruções.
O objetivo do estágio é transmitir conhecimentos específicos das operações de paz e preparar esses profissionais para exercerem suas funções em ambientes hostis.
Nas palestras ministradas pelos militares altamente capacitados e com total domínio dos assuntos abordados, foram discutidos temas como “Ambientação”, “Normas de Segurança nas Atividades”, “Instrução de Alimentos de origem animal e vegetal”, “Noções de Sobrevivência”, além de relatos de experiência profissional.
“É justamente para passar noções e conhecimentos gerais técnicos para que esses profissionais saibam como suportar em áreas conflituosas, tendo em vista que a imprensa é um meio de informação fundamental”, adiantou o Major Valente, da 23ª Brigada, que veio de Marabá para acompanhar o treinamento.
Para o estagiário Wilson Soares, do Portal A Voz do Xingu, que foi um dos treinados, o curso superou suas expectativas.
“Pra mim esse estágio realizado aqui na Selva veio complementar o estágio que tive a oportunidade de fazer em 2021, no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), no Rio Janeiro. Agradeço ao General Maurício de Souza, da 23ª Brigada, pela iniciativa de realizar esse estágio aqui perto das nossas casas e também ao Comandante do 51º BIS, Tenente Coronel Luiz Guilherme, e toda sua equipe pela condução do treinamento. Aproveito para convidar os colegas de profissão que ainda não tiveram a oportunidade de realizar um treinamento como esse para vir participar nos próximos, pois é uma experiência única que levarei para a vida toda”, frisou Wilson.
O estágio para jornalistas ocorreu em paralelo ao Exercício Básico de Operações de Paz (EBOP), realizado pela Companhia de Reação Rápida (CRR), que está sendo preparada por solicitação do Comando de Operações Terrestres (COTER) para compor o Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas.
Segundo o Major Valente, a ideia do Exército Brasileiro é promover esse treinamento para os comunicadores anualmente, a partir de agora.
“A ideia do Estágio é ser anual, mediante aceitação da comunidade, no caso os profissionais de imprensa. Havendo demanda, nós temos todo o interesse em capacitar o máximo de profissionais nesse tipo de técnica”, concluiu o Major.
Participaram representantes dos seguintes veículos de comunicação: Portal A Voz do Xingu e TV Vitória (Altamira e Vitória do Xingu), Sistema Floresta de Comunicação (Tucuruí), Rede de Televisão Vale do Xingu (Altamira), Sistema Regional de Comunicação (Brasil Novo), além de profissionais que trabalham na Assessoria de Imprensa da Prefeitura e Câmara Municipal de Brasil Novo.
Os sete comunicadores receberam certificado de conclusão do curso, concedido pelo 51º Batalhão de Infantaria de Selva, em uma cerimônia onde se fez presente o General da 23ª Brigada, Maurício Souza Bezerra.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Fotos: Setor de Comunicação Social do 51º BIS / Wilson Soares
GALERIA DE FOTOS
Mín. 23° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 24° Máx. 40°
Tempo nublado