Dois acidentes graves foram registrados na tarde desta quarta-feira (06) em Medicilândia, sudoeste do Pará, com um intervalo de uma hora, e ambos registrados no trecho da rodovia Transamazônica que corta a cidade.
O primeiro caso aconteceu no km 93 da rodovia, próximo a área urbana. Um casal estava de motocicleta, e segundo testemunhas, foi obrigado a fazer uma manobra arriscada e rápida. Um motorista que conduzia uma caminhonete, e seguia no mesmo sentido que o casal de moto, parou para fazer uma conversão e entrar em uma vicinal, mas a parada brusca levou o condutor da moto a invadir a pista contrária, e causar a colisão.
Na batida, o motorista foi arremessado a uma distância de aproximadamente 10 metros e foi amparado por outras pessoas que passavam pelo local. A passageira ficou no local da batida, chegou a ser arrastada pela moto com uma das pernas presa embaixo da motocicleta. Assim que outros motoristas começaram a chegar, o SAMU foi acionado para fazer o resgate.
As duas vítimas são funcionários do hospital municipal de Medicilândia, de acordo com informações da equipe médica que atendeu os dois, a moça teve fratura na pelve e o rapaz, um traumatismo craniano leve. Os dois seguem estáveis, mas aguardam leito para serem transferidos para o Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira.
Segundo a PRF, que esteve no local e fez o registro do acidente, o motorista da caminhonete não se feriu. Ele foi ouvido e em seguida liberado.
O segundo acidente aconteceu uma hora depois, também na BR-230, já no trecho urbano, em frente a praça. Uma mulher que seguia de motocicleta foi atingida por outra moto em alta velocidade. Testemunhas contaram que o jovem que provocou o acidente estava fazendo manobras ilegais.
A motociclista caiu e acabou ferindo a cabeça, ela chegou a desmaiar e foi levada para o hospital pela equipe do SAMU, mas de acordo com a equipe médica que fez o atendimento, ela apresentou escoriações pelo corpo, e passa bem.
Segundo dados do Portal da Transparência para Segurança Pública, em 2021 Medicilândia registrou 3 mortes e 57 casos de lesão causados por acidentes de trânsito. Ainda segundo o portal, em 2022, de janeiro a junho, foram 2 mortes e 12 lesões.