A recertificação nacional de excelência, por mais um ano, foi garantida pelo Hospital Regional Público da Transamazônica em Altamira, sudoeste do Pará. A unidade manteve a certificação ONA 3, reconhecimento de mais alto nível de acreditação hospitalar.
A renovação da certificação de qualidade é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), maior entidade à nível nacional. O selo atesta o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A primeira vez que o HRPT conquistou o selo foi em 2016 e, após reavaliação realizada no último mês de setembro, manteve a acreditação. A unidade que pertence ao Governo do Estado do Pará é referência para casos de média e alta complexidade para uma população estimada em 500 mil pessoas, dos nove municípios da região Xingu.
Para renovar a certificação, o HRPT passou por auditoria entre os dias 12 e 13 de setembro, realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, associada à ONA. A entidade avalia as unidades de saúde em três níveis de abrangência e antes de confirmar o título, apura centenas de processos internos que envolvem o atendimento.
O desenvolvimento de ações que fomentam a segurança do paciente no HRPT foi citado como um ponto forte. Outros pontos importantes foram a oferta de treinamentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos colaboradores, entre outras ações.