Uma câmera de circuito de segurança flagrou o furto de cabos de cobre em Altamira, sudoeste do Pará. O caso foi registrado durante a madrugada da última terça-feira (25), na Travessa Tulipas, localizada no bairro Boa Esperança.
O suspeito de aproxima da residência com uma sacola e vai em direção a um contador de energia. Não é possível ver com clareza o objeto que ele retira do bolso, mas pela ação que se segue dá para deduzir que se trata de algo cortante, já que em poucos segundos ele retira o cabo de cobre do aterramento do contador.
Loading...
Em segundos ele corta o cabo bem próximo ao relógio, e em seguida próximo ao chão. Segundo os moradores, nesse momento ele está removendo a proteção de plástico emborrachada do cabo para poder cortar o cobre que fica na parte interna do cabo. Assim que a proteção é removida, ele joga a canaleta fora, puxa o cabo, corta e vai embora.
Os moradores que enviaram as imagens contaram que outros dois imóveis foram alvos do mesmo homem. As vítimas só percebem o que realmente aconteceu pela manhã, quando acordam e veem o rastro de destruição, isso porque ao remover o cabo do aterramento, o criminoso não corta o fornecimento de energia do imóvel, por isso a ação ocorre sem nenhum risco de flagrante.
O problema será sentido em caso de curtos, ou sobrecargas de tensão, por exemplo. Equipamentos que ficam conectados diretamente na tomada perdem proteção e podem queimar caso ocorra grandes oscilações de tensão. O criminoso flagrado pelas câmeras dos circuitos de vigilância ainda não foi identificado, mas o caso, segundo os moradores, será repassado à polícia. Há poucos dias, na mesma travessa, outro criminoso foi flagrado furtando plantas. De tão inusitado, o caso viralizou nas redes sociais, e o suposto "apaixonado" por plantas, não voltou a atacar. Os moradores esperam agora, que o mesmo aconteça com o ladrão de cobre.