Na manhã desta quarta-feira (16), o delegado de Polícia Civil de Brasil Novo, Henrique Inácio recebeu das mãos do Secretário de Saúde do município Elysson Kloss e do responsável pela Ouvidoria Municipal jornalista Sidalécio Souza DADOS OFICIAIS que mostram redução no número de atendimentos a acidentados no Hospital Maria José Biancardi.
Dados Oficiais de Brasil Novo mostram redução no número de acidentados atendidos no Hospital Municipal. Comparando os meses de agosto, setembro e outubro, período em que o Delegado começou a atuar em Brasil Novo, comparado com este mesmo período no ano de 2021, percebe no gráfico uma redução dos acidentes.
Os números poderiam ser maiores em 2022 por que mais pessoas possuem motocicletas e também foi um período pós pandemia em que as pessoas estão saindo de casa.
Neste período foram instaurados 05 inquéritos por embriaguez ao volante, sendo que 02 deles por lesão corporal. 12 procedimentos policiais por crime de manobra não autorizada (empinar motos) e 08 crimes por direção perigosa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Ouvidoria, a redução é resultado dos trabalhos que a Polícia Civil em parceria com a Policia Militar tem feito na cidade. Trabalhos estes, preventivos e por vezes repressivas.
Cada vaga que deixa de ser ocupada por estes acidentes é mais um recurso para atender a população e evitar gastos dos cofres públicos, sem contar que os acidentes envolvendo motocicletas são muito graves por que podem tirar a vida da vítima ou deixa-la com uma lesão grave permanente.
Também vem sendo instaurados procedimentos que visam apurar conduta de postar em rede social manobras em locais que não são permitidas pela autoridade local. O objetivo é coibir apologia à conduta criminosa.
Além da atuação repressiva por meio de operações e apurações de condutas ilícitas. A Polícia Civil também trabalhou na orientação junto aos praticantes da modalidade de esporte de manobras radicais com veículo automotor, foram feitas várias reuniões visando encontrar um local seguro e que fosse utilizado aparelho de proteção individual.
Hoje o grupo está em um espaço seguro, longe das vias públicas.