Um banhista que morreu afogado durante banho no rio Xingu, neste domingo (11), em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará, foi identificado por Edgar de Lima Barbosa de 56 anos.
A vítima estava em uma praia distante da orla da cidade, onde outros moradores da região também estavam tomando banho. Com visíveis sinais de embriaguez, ele teria entrado na água e começado a se debater antes de afundar. Quem estava no local pediu socorro ao grupo que participava da competição de Jet-ski.
Imagens feitas por banhistas, e que circularam nas redes sociais, mostram três pessoas se revezando na tentativa de reanimar a vítima, que havia se afogado ao mergulhar no rio Xingu. Os três fazem massagem cardíaca, e checam os sinais vitais.
Uma das mulheres ainda faz respiração boca a boca, mas a vítima não reage. Após alguns minutos, um casal chega às pressas, a mulher é Elsa Dalla´qua, membro da Defesa Civil em Vitória do Xingu, e o homem, um médico que participava de um evento de Jet-ski.
Após alguns minutos de massagem cardiopulmonar, o grupo resgatou a vítima e o levou até a praia para que pudesse ser encaminhado para o hospital. Após chegar à praia, a vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o hospital.
Edgar recebeu atendimento na unidade de saúde, mas não resistiu. Ele havia sido resgatado pela Assistência Social do município, e encaminhado para um projeto de desintoxicação e aconselhamento, mas após alguns dias internado, ele pediu para deixar o local.
Nós conversamos com o grupo que o recepcionou no Projeto Resgatando Vidas, e confirmamos que a vítima do afogamento era dependente químico e há anos vivia em situação de rua consumindo álcool. Nesses casos, a internação é voluntária, e por não haver uma determinação da Justiça, ele não aceitou o tratamento e foi embora.
Nas ruas, Edgar voltou a consumir álcool, e de acordo com o grupo que fez o resgate na praia, o estado em que ele se encontrava pode ter sido determinante para o afogamento. Segundo a assessoria de comunicação de Vitória do Xingu, assim que a Defesa Civil foi informada da situação, um grupo foi até o local realizar o atendimento.
Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado