O homem de 59 anos que aparece nas imagens é o pescador identificado por Manoel José Gonçalves de Souza, popularmente conhecido como "Jeguerê". Segundo testemunhas, ele desapareceu há aproximadamente duas semanas, familiares contaram que ele pescava e morava há dez anos em uma ilha que pertence ao município de Senador José Porfírio, sudoeste do Pará.
A comunidade fica aproximadamente a 40 minutos de Vitória do Xingu, onde Manoel costumava sempre visitar. Na cidade vizinha, onde é bastante conhecido. A família só soube do caso quando enviou uma cesta de Natal por um conhecido que ao chegar na casa não encontrou o pescador. As filhas de seu Jegueré registraram um boletim de ocorrências sobre o desaparecimento.
Militares do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) e a Defesa Civil foram acionados e realizaram buscas nas proximidades da residência, mas o pescador não foi encontrado. Na ilha, os objetos e a embarcação dele seguem no mesmo local.
Até agora o sumiço segue sendo um mistério, familiares informaram que seu Manoel não tinha inimizades e que teria sido visto pela última vez na companhia de duas pessoas, na casa dele, que ainda não foram identificadas. As buscas continuam qualquer informação verdadeira pode ser repassada para o número 93 99119-0174.
"As coisas dele estão tudo lá, ele não saiu de lá sozinho não. Tudo indica que alguém levou meu pai, mas não sei quem.", conta uma filha de Manoel José.