Moradores da área rural de Altamira, sudoeste do Pará, denunciam a intrafegabilidade das estradas dos travessões na Gleba Assurini após chuvas. Segundo eles, algumas vias estão alagadas deixando os residentes ilhados.
"Olha aí galera, como que está aqui o movimento. Como é que vai para casa, ainda tem é chão", afirma.
O registro foi compartilhado nas redes sociais por uma moradora. Ela relata que estava ilhada de um lado da ponte que corta o rio e mostra que uma fila de veículos se formava no trecho.
Em um outro vídeo, o motorista se arrisca com a família no veículo, passando por uma área alagada com uma leve correnteza. Logo em seguida, 4 homens aparecem levando uma motocicleta sobre dois troncos de madeira para conseguir atravessar a área inundada.
As fortes chuvas que estão ocorrendo nos últimos dias, preocupam os moradores das áreas rurais. Além dos alagamentos, as estradas que não são pavimentadas estão com vários trechos com atoleiros. Os agricultores não conseguem passar com os veículos para chegar até a área urbana de Altamira.
Um aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), prevê que Altamira e toda a região do Xingu deve ter grandes volumes de chuvas nos próximos dias e ventos intensos que podem chegar até 60 km/h.