Na noite da última sexta-feira, 27, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal de plantão recebeu uma denúncia de que um veículo GM/Classic, cor preta, estaria circulando em zigue-zague na pista. O motorista estava com sinais visíveis de embriaguez, o que colocava em risco a vida e a segurança de outros condutores e passageiros. (Veja abaixo o vídeo)
O veículo foi localizado pela equipe no km 659, próximo à entrada de Altamira, no trecho que dá acesso ao município de Brasil Novo. O condutor de 46 anos foi abordado pela PRF. Ele estava desorientado, não conseguia se equilibrar, tinha dificuldade para falar e apresentava cheiro forte de álcool.
O homem ficou agitado e ameaçou fugir da equipe. Diante dos sinais de embriaguez foi feito o teste do etilômetro, que detectou elevado teor alcoólico de 0,98mg/l. Assim, ficou caracterizado crime, de acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro(CTB). É considerado crime conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicopatia de determine dependência.
O motorista foi preso em flagrante e encaminhado para a Polícia Civil em Altamira. O veículo foi recolhido ao pátio da PRF. O condutor também recebeu um auto de infração de trânsito com base no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece multa para quem dirigir sob influência de álcool.
A penalidade é fixada em R$2.934,70 e ainda prevê a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.