Logo no início da manhã desta quarta-feira (15) equipes da Polícia Federal chegaram até a casa do prefeito Márcio Viana, de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará, para cumprir mandado de busca e apreensão para iniciar a segunda fase da Operação "Opala
Segundo a Polícia Federal, a suspeita é sobre superfaturamento na compra de combustíveis pela prefeitura do município, no sudoeste do Pará, em favor do prefeito e os familiares. O caso é investigado desde o ano passado.
A primeira fase foi deflagrada no dia 26 de agosto de 2022. Durante a operação, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos e teve apoio do Ministério Público do Estado. Na época, as investigações constataram que a prefeitura teria gasto mais de R$ 20 milhões somente com a compra de combustíveis. Isso representa o dobro do que foi gasto pelo município de Altamira, que fica próximo, e tem uma população sete vezes superior e uma área 50 vezes maior.
"Nós vamos fazer a análise dos documentos e entrar com uma possível ação contra o prefeito caso tenha indícios reais de autoria e materialidade", explicou Renata Cardoso, Representante MPE.
A operação se chama "Opala", em referência ao carro que consome muito combustível. Ainda segundo a PF, durante a análise de procedimentos licitatórios também foi constatado que havia irregularidades na empresa envolvida na fraude. Para a Polícia Federal, o posto de combustíveis que venceu a licitação para que combustíveis fossem fornecidos à prefeitura do município pertence à família do próprio prefeito.
Por meio de nota, a prefeitura de Vitória do Xingu informou que "o prefeito de Vitória do Xingu, Márcio Viana, esclarece ao povo vitoriense, que no dia 15.02.2023, por ordem do TRF1, foi cumprido mandado de busca e apreensão nas dependências de sua residência, no município de Altamira.
Embora as informações preliminares permaneçam escassas, porque a defesa continua não tendo acesso integral aos autos, esclarece o Prefeito que sempre pautou seus atos no mais elevado padrão de probidade, retidão e compromisso com a “Coisa Pública”, em estrita observância à legalidade e, sobretudo, aos princípios da impessoalidade e moralidade, pilares da Administração Pública.
Por isso, confiante na Justiça e no trabalho da Polícia, o gestor tem a certeza que denúncias infundadas, alvitradas por grupos políticos descomprometidos com o povo de Vitória do Xingu, cederão lugar à verdade e aos esclarecimentos dos fatos à população de toda a Região e do Estado do Pará.
O Prefeito e sua equipe continuam trabalhando arduamente, no propósito de elevar a qualidade de vida do povo Vitoriense."
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsas