Moradores do Assentamento Laranjal, na Vicinal 21 entre os municípios de Brasil Novo e Medicilândia, Sudoeste do Pará, pedem energia de qualidade. Eles buscam explicações para as constantes quedas de tensão.
Sem conseguir mostrar o que está acontecendo na comunidade, os moradores se reuniram e gravaram vídeos pedindo apoio da imprensa. Eles contam que a falta de manutenção na rede tem provocado constantes quedas de tensão, gerando prejuízo para quem produz alimentos, e muito estresse para quem vive na área.
"Aqui temos produtor de leite, temos muitas outras coisas. Tem pessoas que precisam matar um gado para colocar no freezer e já teve muito prejuízo sobre isso. É peixe, é carne, é tanta coisa, leite mesmo, aqui temos um laticínio legalizado perto de nós que a gente fornece leite para eles.", afirma Robson Melo, Produtor rural.
Para chamar atenção para o problema, dezenas de produtores foram para a estrada. Juntos, eles mostram os problemas encontrados na rede de distribuição de energia ao longo da localidade, alguns, bem antigos, segundo eles.
"Nosso problema aqui é difícil, nós estamos passando aqui um período complicado devido à energia. Aqui só nessa semana ficamos sem energia cinco vezes ou mais, e precisamos de pessoas que deem manutenção na rede, a rede não está em dias, a rede está com problemas.", conta o morador Nilson Barbosa Lucena.
O produtor explica que desde a instalação da rede no Assentamento Laranjal, em toda a área da Vicinal 21, a rede de energia apresentou problemas, que foram se agravando ao longo dos anos. Pelo caminho eles mostram o mato encobrindo postes, cabos de energia no chão atravessando a estrada, aqui um cabo passa sobre um igarapé, problema apontado pelo morador.
"E essas coisas não podem acontecer, porque energia é uma coisa séria. Aqui teve pessoas que já perdeu freezer de carne, já perdeu outras coisas, então isso não pode acontecer, é uma coisa que você paga direto para a empresa, você não paga para terceiros. Então isso precisa de uma manutenção, de uma coisa positiva para os colonos.", disse Nilson.
Por meio de nota, a Equatorial Energia Pará informou que "estará encaminhando uma equipe para realizar levantamento na rede que atende os moradores da Vicinal 21 Laranjal. Após o levantamento, obras de melhorias serão realizadas na comunidade."