Nesta sexta-feira, 17, agricultores registraram vídeos do transbordamento do Rio Ituna. Micro-ônibus passaram com dificuldade por um trecho de um aterro que fica próximo a uma ponte de madeira. A correnteza aumentou muito no local e cobriu a estrada de chão depois de fortes chuvas.
O local do transbordamento fica distante mais de 40 km do município de Altamira, no trecho da Transassurini que faz parte do território de Senador José Porfírio. A estrada dá acesso a comunidades populosas como a Vilas Ressaca, Mocotó e 4 Bocas.
Mesmo com os riscos de atravessar pelos pontos do Rio Ituna que transbordaram, os moradores têm se arriscado a passar a pé, de carro e moto. Mas os agricultores estão preocupados com o risco de isolamento se o nível das águas continuar a subir. (Veja o vídeo)
O Rio Ituna também já transbordou em outros pontos como é o caso da localidade conhecida como Vila Itatá, a 70 km de Altamira, que também faz parte da área do município de Senador José Porfírio. O local dá acesso a duas importantes vicinais conhecidas como Manejo e Castanheiras, onde vivem dezenas de famílias. Desde a última quinta-feira, 16, o volume das águas aumentou em grande proporção. A travessia no local onde há um aterro está inviável. Mesmo assim, alguns agricultores enfrentaram os transtornos pra se deslocar à cidade ou retornar pra casa. A água já chegou no limite de uma ponte de madeira que está danificada e inclusive oferece risco ao tráfego.
A Voz do Xingu
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 39°
Tempo limpo