Por volta das 07h30 da manhã desta segunda-feira (27) um estudante de 13 anos esfaqueou professores e um aluno na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, na zona sul de São Paulo.
. A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro às vítimas.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ao total, seis vítimas foram socorridas. Um aluno foi encaminhado para uma unidade saúde em estado de choque, sem ferimentos. Outro, que teve um corte no braço, também foi socorrido.
Quatro professoras foram encaminhadas para hospitais da cidade. Duas com ferimentos leves, uma com ferimentos mais profundos, que se encontra em estado de saúde estável. A quarta teve uma parada respiratória e precisou ser socorrida pelo Helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Ataque
O Primeiro Impacto, do SBT, teve acesso a um vídeo de circuito de segurança na sala de aula, que capturou o momento do ataque a uma professora. O vídeo mostra o adolescente vestindo roupas pretas, de máscara e armado com uma faca, esfaqueando a mulher pelas costas.
Ao presenciarem a cena, os alunos começam a correr desesperados. O adolescente se afasta da professora e vai para cima de alguns estudantes, que tentam deter o jovem, mas devido estar armado, acabam fugindo. O vídeo acaba com o menino saindo da sala, já vazia. Um estudante aparece indo em direção a professora caída no chão.
A professora de 71 anos, Elisabete Tenreiro, morreu no Hospital Universitário, da USP, após uma parada cardíaca. Ela é quem aparece em vídeos de registro do ataque. A vítima recebeu 5 facadas. Ainda segundo o Secretário, o adolescente foi detido e imobilizado por uma professora de educação física, com ajuda de mais duas mulheres, que conseguiram desarmá-lo.
Elas conseguiram segurar o jovem até a chegada das autoridades policiais. A professora prestou depoimentos à polícia, que investiga a motivação do ataque e como o estudante do oitavo ano conseguiu entrar na instituição de ensino armado. O adolescente foi apreendido e encaminhado para 34° DP, para os procedimentos cabíveis.
"Não tenho palavras para expressar a minha tristeza", afirmou o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que cumpre agenda em Londres, na Inglaterra, pelas redes sociais. O prefeito Ricardo Nunes (MDB), também lamentou a tragédia: "Uma tragédia que nos deixa sem palavras", escreveu.
Estudantes e a diretora da instituição se encontram abalados e em estado de choque. A E.E. Thomazia Montoro não deve abrir nesta terça-feira (28). Ainda segundo o Governador, a escola seguirá fechada temporariamente. O estado de São Paulo decretou luto de três dias em decorrência da tragédia.