Um clarão no céu na noite desta terça-feira (16) impressionou moradores da região do Xingu. A cena foi registrada por câmeras de circuito segurança de imóveis em Altamira, Brasil Novo, Medicilândia , na região Sudoeste do Pará, e os vídeos começaram a circular em grupos de aplicativos de mensagens.
"Quando deu aquela explosão, disseram que deu um clarão grande. Eu só vi, assim, tipo, um claro para o rumo de Brasil Novo", descreve uma moradora da região.
Nos registros é possível ver o exato momento em que um clarão acontece. No primeiro vídeo de um compilado de flagrantes, o relógio da câmera marca 20h28 minutos, ainda há pessoas na frente das casas. Uma criança aparece brincando, e quando ela some da imagem, poucos segundos depois o clarão acontece. Veja:
Por meio das redes sociais um morador de Altamira relatou ter presenciado o clarão enquanto pilotava uma motocicleta em uma rodovia da cidade: "Eu vi, foi por volta das 20h20, 20h25, eu estava passando de moto na Ernesto Acioly, no início pensei que fosse alguns fogos de artifício", escreveu.
"Um ponto de luz surgiu no céu, logo em seguida houve um flash, como se fosse um relâmpago, e depois uma luz decadente.", continuou.
Segundo os meteorologistas, o que aconteceu na noite desta terça-feira (16) na região do Xingu foi uma chuva de meteoros, e a previsão é que ela ocorra durante todo o mês de maio. Ainda segundo os meteorologistas, a chuva teria relação com o cometa Halley.
Quem teve sorte de olhar para o céu no momento em que o clarão aconteceu, pode registrar a cena. Especialistas explicam que tratasse da Eta Aquarídeos, formada pelos rastros do cometa Halley, que ocorre quando a Terra atravessa a parte mais densa da trilha de detritos deixada pelo cometa.
Em 2023, o mês de maio é considerado um presente para os apaixonados pela astrologia, e além da chuva de meteoros, no dia 5 houve o primeiro eclipse lunar do ano.
O clarão visto por centenas de pessoas gerou curiosidade e medo nos moradores, muita gente acreditou que se tratava de um satélite que havia caído no território e provocado uma explosão. Vídeos antigos, começaram a circular nas redes sociais, o que gerou ainda mais dúvidas.
O registro mostra os destroços do satélite em uma área de mata próximo à BR-230, no município de Jacareacanga, sudoeste do Pará. O incidente foi registrado na noite do dia 31 de janeiro de 2021, na época, a FAB informou que o equipamento era meteorológico e pertencia ao Google. Já inoperante, o retorno dele estava previsto para acontecer no Pará.
Mín. 22° Máx. 40°
Mín. 23° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 37°
Chuva