O Cristiano Ronaldo, um menino de apenas 9 anos, que além da semelhança do nome com o craque do futebol CR7, também tem talento com a bola. O Cristiano nasceu em Altamira, mas morou a vida inteira em Brasil Novo, sudoeste do Pará. O pai foi quem sempre incentivou o sonho do filho.
"Em Brasil Novo eu tinha uma escola conveniada com o Grêmio, nessa época o Cristiano tinha 4 anos e nesse período a gente trabalhou ele, trabalhamos durante 4 anos para que ele pudesse fazer um teste, que foi ano passado.", disse Tiago Garcia, pai de Cristiano.
Cristiano conseguiu por meio de uma escola, que também é filiada do Grêmio, fazer testes para mostrar as habilidades na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul em março de 2022. Ele iria passar uma semana sendo testado pelos treinadores e olheiros do clube e acabou sendo aprovado em apenas dois treinos.
"Foi um dos dias, depois do nascimento do meu outro filho, mais feliz da minha vida porque eu já tinha trazido alguns atletas meus aqui quando eu tinha a escola, e não tínhamos conseguido encaixar, e o meu filho foi o primeiro da nossa escola e região e foi o dia mais feliz da minha vida, foi muito choro.", relembrou.
A notícia encheu Cristiano e a família de alegria e orgulho, pois representava a realização de um objetivo e um sonho. Eles precisaram voltar para o estado e se organizar para voltar a Porto Alegre. Hoje, o atleta faz parte da categoria sub 9 e joga como meio-campo, camisa oito.
A chegada a Porto Alegre e a mudança para uma cidade distante e desconhecida foi um grande desafio. Ele deixou família, amigos e o município que sempre viveu para se aventurar em uma nova realidade. Cristiano teve que se adaptar a rotina, lidar com a saudade de casa e enfrentar a concorrência no clube. No entanto, o amor pelo futebol e comprometimento com o Grêmio o mantiveram firme em seu propósito.
"Estou comendo bem, treinando bastante também, hoje de manhã nós treinamos bem cedo, só domingo que eu descanso.", conta Cristiano Ronaldo.
Desde que estreou na base do time, ele também já ganhou algumas medalhas nos torneios que participou nas cidades próximas.
"Essa ele ganhou na cidade de Laranjeiras do Sul, com 8 anos já viajou sozinho até o Paraná, eles ganharam do Havaí de 5 a 4 na final e tem outra também que eles ganharam na final do ano passado do Internacional nos pênaltis.", disse.
A história de Cristiano é apenas uma entre tantas que exemplificam o sonho de milhares de jovens talentos espalhados pelo Brasil.