Na manhã desta terça-feira (23) a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão no município de Altamira, sudoeste do Pará.
Segundo a PF, o suposto esquema inicia desde a contratação de serviços, compra de peças até manutenção de frota de veículos que pertencem às secretárias da prefeitura. No período de 2021 a 2022, o prejuízo aos cofres públicos seria de R$ 5 milhões de reais.
A Operação recebeu o nome de "Optimus", que faz referência a um personagem da franquia de filme Transformers. Ainda segundo a investigação, a relação com a ficção seria porque o valor pago pelas peças seria desviado para finalidades ilegais.
A nota da PF também menciona que aparelhos eletrônicos e documentos foram apreendidos durante vistoria nas residências dos investigados. Oito pessoas deverão depor na sede da Polícia Federal em Altamira, ninguém foi preso.
Os crimes investigados são: crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, lavagem de capitais, além de corrupção ativa e passiva. As penas somam em mais de 20 anos de prisão.
Por meio de nota, a prefeitura de Altamira informou que "não foi aciona no âmbito da Operação Optimus da Polícia Federal, e informa que está sempre pronta para contribuir com quaisquer investigações sobre denúncias, para ajudar a apurar eventuais fatos e responsabilidades"
Mín. 22° Máx. 40°
Mín. 23° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 37°
Chuva