A equipe de plantão na Delegacia de Polícia Civil em Uruará (PA) prendeu no km 147 norte, zona rural do município, nesta quarta-feira, 21, o nacional, Deusimar Farias Ferreira, em razão de haver contra ele um mandado de prisão preventiva expedido pelo Juízo da Comarca de Senador José Porfírio (PA). O crime atribuído a ele é latrocínio que teria ocorrido no município de Senador José Porfírio em 03/12/2009, numa ação do tipo pirataria, na qual aproximadamente 10 criminosos assaltaram um navio e, durante o crime, acabaram matando duas vítimas, sendo o comandante da embarcação e um funcionário dele.
A prisão que ocorreu por volta das 6:15h da manhã, está sendo formalizada na delegacia e será comunicada ao Poder Judiciário para as medidas cabíveis.
Foragido preso
Segundo a polícia, metade dos integrantes do bando que cometeu o crime já foi condenado. 1 integrante já morreu e o restante nunca foi encontrado. Parte dos envolvidos no latrocínio seria membro da família do indivíduo preso hoje em Uruará. Deusimar costumava usar nomes falsos, fato que fez a justiça demorar a descobrir sua identidade verdadeira e ele acabou se safando durante longo tempo.
“Após intensa investigação conseguimos lograr êxito onde o foragido estava escondido”, destacou a Delegacia de Polícia Civil de Uruará.
Segundo consta nos autos do mandado de prisão, o homem preso hoje na zona rural de Uruará, seria um dos fornecedores das armas de fogo utilizadas na empreitada, estando abordo das catraias usadas no crime e inclusive tomando parte ativa da subtração, ao adentrar na embarcação atacada.
O crime
O comandante e proprietário do barco, Comandante Raimundo Garcia Torres, foi morto com um tiro no peito e outro na perna, na noite do dia 3 de dezembro de 2009, durante assalto praticado por um bando de piratas do rio. Na ação também foi morto o tripulante, Edson Moreira Torres. O barco fazia o trajeto Almerim-Vitória do Xingu, a viagem seguia normalmente quando por volta da meia noite em frente à localidade Tacânaquara, a meia hora de Senador José Porfírio, quatro voadeiras emparelharam com a embarcação e seus ocupantes pediram que a velocidade fosse diminuída, no que foram atendidos pelo comandante. Foi então que os homens se apresentaram como policiais e disseram que estavam realizando uma fiscalização em barcos que passavam pelo local a procura de dois traficantes foragidos. Mas, para surpresa de todos, os bandidos portando facões cortavam punhos de rede deixando que as pessoas caíssem no chão. Vários passageiros foram agredidos a socos e pontapés. Quando então assassinaram o comandante.
Outros 2 integrantes do bando criminoso também já haviam sido presos no município de Uruará (PA). O Nacional que usava dois nomes, Neto do Rosário Gil ou Giorlando do Rosário Santos, prisão ocorrida no dia 18 de Setembro de 2010. E o nacional Osnar Ferreira Guedes, que foi preso em setembro de 2012 ao dar entrada no Hospital Municipal de Uruará com um problema de saúde, procurando atendimento médico apresentando um tumor na perna.
Mín. 22° Máx. 40°
Mín. 23° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 37°
Chuva