20 agentes da Polícia Federal, Ibama e Polícia Rodoviária Federal participaram da operação que começou ainda durante a madrugada. A iluminação era pouca, mas os agentes já conseguiam ter uma noção do poder de destruição dos desmatadores. Caminhões carregados com toras gigantes de madeira, espécies como o Ipê, que não deveriam ter sido extraídas da natureza.
Segundo a PF a operação denominada Dorothy Stang foi deflagrada na última sexta-feira (14), após denúncias de exploração e transporte ilegal de madeira dentro do PDS Esperança, uma área de proteção federal onde apenas famílias de pequenos produtores têm autorização para morar.
As investigações iniciadas pela Polícia Federal mostram que além da extração predatória dentro da área de proteção, madeira extraída ilegalmente da Terra Indígena Trincheira Bacajá também pode estar sendo transportada por dentro do PDS para despistar a fiscalização. Durante a operação vários caminhões foram flagrados na estrada e no meio da mata, escondidos e carregados com toras de madeira nobre. Segundo a PF, seis caminhões e uma escavadeira foram destruídos por conta da dificuldade de transporte até a cidade. Moradores da região registraram os caminhões em chamas.
Quem mora na região se revolta com a destruição dos veículos e de parte da madeira. Mas de acordo com a polícia, a inutilização desses equipamentos impede que o crime continue a ser praticado, e quando há a possibilidade de remoção para a cidade, os maquinários são apreendidos e a madeira doada para as secretarias de meio ambiente e entidades sociais. Durante a operação duas pessoas foram conduzidas para a delegacia em Anapu, onde foram ouvidas pela autoridade policial e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência. A operação faz alusão à memória missionária Dorothy Stang, religiosa americana naturalizada brasileira e símbolo da luta pela preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Dorothy foi assassinada em Anapu em fevereiro de 2005.
As informações, imagens e texto são do site : https://www.confirmanoticia.com.br/