A Polícia Civil de Altamira, no sudoeste do Pará, prendeu na manhã desta sexta-feira (18), uma mulher por abandono de incapaz. A suspeita teria deixado uma criança de nove meses sozinha em casa.
O nome da suspeita não foi divulgado pelas autoridades. Segundo a polícia, a mulher estava em uma motocicleta com a criança e outras duas pessoas na garupa, alcoolizada, ela teria perdido o controle da moto e derrapado na estrada, próximo ao bairro Viena.
Ela e a criança ficaram feridas, em seguida foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi lá que descobriram que a mãe teria deixado o bebê sozinho em casa a noite toda. A mãe e o filho moram no bairro Airton Sena II.
Presa, a suspeita passou por exame de corpo de delito, e deve ficar sob a responsabilidade da Secretaria de Estado Administração Penitenciária. Segundo o artigo 133 do Código Penal Brasileiro, abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono, pode receber uma detenção, de seis meses a três anos.
Dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, no ano de 2022, os registros de crimes contra crianças e adolescentes já superam os números de antes da pandemia de Covid-19. Ao todo são mais de 102 mil menores de idade vítimas de violência no país, entre os crimes está o abandono de incapaz.