O registro que começou a circular nas redes sociais mostra a angústia dos familiares da pequena Jasmin Kauane de Souza Garcia, uma criança de apenas 2 anos, enquanto policiais militares se esforçavam para salvar a vida dela, após ela engasgar.
A cena foi registrada residência da família, situada na Rua Arquimedes Ataíde, no município de São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, por volta das 11h da manhã desta segunda-feira (21).
A guarnição policial que estava patrulhando nas proximidades, imediatamente percebeu o desespero da família e prestou assistência. O Soldado Miguel realizou uma manobra de Heimlich para desobstruir as vias respiratórias da criança.
Graças à rápida ação da polícia, a criança recuperou a consciência, tendo sido encaminhada para o hospital de São Miguel do Guamá, onde recebeu tratamento médico adequado. De acordo com informações das autoridades, a pequena Jasmin está se recuperando bem.
Outro incidente semelhante aconteceu por volta das 11h na manhã do último domingo (21), na cidade de Marabá, região sudeste paraense. Policiais militares foram acionados pela mãe da criança, nas proximidades da Vila Sarandi.
Os familiares registraram em vídeo o momento em que o Soldado De Lima também utilizou a manobra de Heimlich para salvar a menina. O registro mostra a bebê, que não teve a identidade revelada, aparentemente desacordada.
Ainda segundo o boletim de ocorrências da polícia, a criança teve as vias respiratórias desobstruídas e foi levada por uma viatura da PM, ao posto de saúde de Morada Nova, onde recebeu atendimento médico e passa bem.
A manobra Heimlich é uma técnica de primeiros socorros, inventada em 1974 pelo médico estadunidense do mesmo sobrenome Henry Heimilich. Ela é utilizada em casos de emergência por obstrução de corpo estranho, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique obstruído nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
Utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.
Mín. 22° Máx. 39°
Mín. 23° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 39°
Chuva