SANTARÉM INCÊNDIO
Incêndio atinge Hospital Municipal em Santarém
Pacientes são evacuados e atendimentos suspensos temporariamente
12/09/2023 10h33
Por: Redação Fonte: TV Tapajós | G1

Na madrugada desta terça-feira, 12 de [data atual], ocorreu um incêndio no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) localizado no município de Santarém, na região oeste do Pará.

Esse incidente causou pânico entre os funcionários, pacientes e acompanhantes presentes na unidade de saúde, tendo o fogo iniciado no setor de obstetrícia, conforme informações preliminares.

Continua após a publicidade

Segundo relatos ao G1, por volta de 1h10, momentos antes do início das chamas, foi ouvido um pequeno ruído que se assemelhava a uma explosão. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e chegou ao local em cinco minutos. Por volta das 6h da manhã, a situação estava sob controle, e felizmente não houve feridos.

Algumas vias foram interditadas, e os motoristas estão sendo orientados a seguir rotas alternativas. Em comunicado oficial, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) informou que os pacientes foram transferidos para outras unidades médicas e que os atendimentos no HMS estão temporariamente suspensos.

Confira a nota

"A Prefeitura de Santarém comunica que, na madrugada desta terça-feira, 12, por volta de 1h, ocorreu um incêndio na ala de obstetrícia do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo. Imediatamente, os pacientes foram evacuados, e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Eles agiram com rapidez e eficiência, controlando o incêndio e iniciando o processo de resfriamento do prédio.

Alguns pacientes inalaram fumaça e receberam atendimento no local, mas todos estão fora de perigo. A prioridade foi garantir a segurança dos pacientes internados na área afetada, levando à evacuação completa do hospital. Os pacientes foram encaminhados para os Hospitais Sagrada Família, Unimed, João 23, Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldermar Pena.

Os pacientes em situação de baixo risco foram alocados na Arena Estadual do Oeste do Pará, Djalma Lima, em parceria com o governo do Estado. A causa do incêndio será investigada pelos órgãos competentes, que estão realizando a perícia no local.

A Prefeitura de Santarém agradece a dedicação e a rápida ação de todos os profissionais de saúde, do Corpo de Bombeiros e das equipes de emergência envolvidas, bem como a compreensão e paciência da comunidade durante este momento desafiador.

Forneceremos mais informações à medida que a situação se desenvolver."