Uma chuva de granizo, registrada nesta quinta-feira (21), causou alvoroço entre os moradores do município de Placas, região sudoeste do Pará. As pedras de gelo se acumularam no chão e foram registradas por quem reside no local.
"Gelo, só gelo. Chuva aqui no Boqueirão, chuva abençoada", disse uma mulher enquanto segurava as pedras.
De acordo com moradores, a chuva começou por volta das 15h, no Travessão do Arrependido, km 221. A região abriga pequenos produtores rurais, que pela primeira vez na história, registram uma chuva de granizo.
Em 2023, mesmo no inverno, não houve registro de chuvas de granizo aqui na região do Xingu ou na rota da BR-230, e com o calor intenso que vem sendo registrado na região, granizo vindo do céu parece até armação, mas segundo os meteorologistas, é possível sim, e pode ocorrer mais vezes.
Segundo o meteorologista Wanderson Luiz, esse mesmo calor que afeta a região propiciou a formação de convecção acentuada, ou seja, grandes movimentos ascendentes na atmosfera que formaram as nuvens cumulonimbus de tempestade que podem chegar até cerca de 12 km de altura.
Dentro dela há chuva e granizo, e dependendo da intensidade, eles conseguem chegar na superfície. Para isso, segundo o meteorologista, houve grande oferta de umidade para o crescimento das nuvens.
Segundo o site The Weather Channel, a previsão para esta quinta-feira (21) era de máxima de 36º e mínima de 24º, com umidade elevada e possibilidade de chuva.
A previsão acertou, mas a natureza foi ainda mais ousada e além da chuva, Placas, no interior do Pará, os moradores da área rural viram granizo pela primeira vez.
Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado