Uma mulher foi vítima de roubo e estupro no bairro Uirapuru, em Altamira, no sudoeste do Pará. O crime foi registrado por uma câmera de segurança, e a gravação foi feita às 6h29 da manhã do último sábado (14).
A imagem mostra a vítima de bicicleta pela rua, e logo atrás surge o criminoso em uma moto. Ele se aproxima dela e força a parada. Ele pega algo que parece ser um objeto que a vítima carregava na cesta da bicicleta, em seguida começa a sessão de violência sexual.
O criminoso levanta o vestido da mulher, que segurando a bicicleta tenta fugir e os dois quase caem. Em meio a luta corporal, os dois deixam cair os dois veículos. Furioso, o agressor empurra a vítima e ela cai. Nesse momento o vestido dela é rasgado pelo estuprador, que acerta um tapa no rosto dela, ele abaixa e continua estuprando a vítima.
O crime foi registrado na Rua Arariúnas, próximo a uma mecânica. Durante todo o momento ninguém passou pela rua, mas as câmeras de segurança flagraram ação do estuprador que após quase três minutos de agressão e ameaças, foge na motocicleta deixando a vítima na calçada.
Sozinha, a mulher procurou a delegacia da cidade e registrou um boletim de ocorrência. Com as imagens do circuito a polícia conseguiu com agilidade identificar e localizar o suspeito, identificado como Erlan Sousa. Através da motocicleta, que teria sido a mesma usada pelo condutor na gravação.
Erlan foi preso e encaminhado para a Seccional Urbana de Altamira, segundo informações, ele seria estudante do curso de matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que por meio de nota informou que repudia o ocorrido e se solidariza com a vítima.
A Procuradoria Jurídica da instituição acompanha o caso e analisa as providências que serão tomadas. A Polícia Civil, também por meio de nota, informou que o homem foi preso em flagrante pelo crime de estupro e está à disposição da Justiça.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que a cada 10 minutos uma mulher foi estuprada no Brasil. Na lista, o Pará aparece em quarto lugar. A pesquisa foi realizada no ano de 2021, mas só foi publicada em março deste ano.
Um número alarmante para o estado que já tomou medidas para combater os crimes contra as mulheres através do programa Pró-Mulher Pará.
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 39°
Tempo limpo