Um bebê de 1 ano e 6 meses foi resgatado com vida após cair em poço em Castelo de Sonhos, Distrito de Altamira, no sudoeste do Pará. A cena do resgate deixou a população emocionada, e levou tranquilidade à família da criança.
A menina caiu em um poço artesiano de 6 metros de profundidade, nesta segunda-feira (16), por volta das 16h, e uma operação gigantesca foi montada para o resgate. A Vale do Xingu conseguiu apurar que a menina estava brincando no quintal de casa, quando caiu no buraco. No momento do acidente ela estava sozinha enquanto a mãe que estava na cozinha não viu quando a filha caiu.
Após ouvir o choro da menina, a mulher correu até o local, e pediu socorro aos vizinhos para retirar a criança de dentro do buraco. Dezenas de moradores se uniram e após identificar a altura em que a criança estava, começaram a cavar uma vala gigante ao lado do poço.
O Corpo de Bombeiros que atua no Distrito foi acionado pela polícia e se juntou ao grupo de resgate. Os militares orientaram os moradores, indicando onde e como cavar. Sem proteção, o poço tinha uma abertura bem pequena, mas suficiente para a criança passar.
Considerada uma operação de extrema dificuldade, os militares contaram com o apoio da população e precisavam garantir que a ventilação no buraco fosse mantida, e a criança não ficasse sem oxigênio. Um cano de plástico foi improvisado e o tempo todo eles mantinham contato com a menina, para ter certeza que ela continuava acordada.
O trabalho de resgate entrou pela noite, uma retroescavadeira foi utilizada para cavar a vala ao lado do poço. Em seguida, um outro buraco foi aberto, criando um caminho entre a vala e o local onde a criança estava. Esse foi o momento mais delicado, qualquer movimento brusco poderia machucar a pequena, que tem apenas 1 ano e 6 meses, e provocar desmoronamento de terra.
Após quase quatro horas de resgate, a criança foi retirada com vida do fundo do poço. Suja e muito assustada, a menina parecia não entender o que estava acontecendo. Com a ajuda da retroescavadeira, ela foi levada até o quintal da casa onde se encontrou com a mãe. Após o resgate surpreendente, a criança foi levada para o hospital, onde recebeu atendimento médico e passa bem.