RURÓPOLIS EXTRAÍDA ILEGALMENTE
PF apreende madeira que pode ter sido extraída de terra indígena em Rurópolis, no Pará
PF apreende madeira que pode ter sido extraída de terra indígena em Rurópolis, no Pará
19/10/2023 17h36
Por: Redação Fonte: Brasil Novo em Foco com A Voz do Xingu

Nesta quarta-feira (18 de outubro) a Polícia Federal apreendeu mais de 1000 metros cúbicos de madeira ilegal no município de Rurópolis, no oeste paraense. Foi a operação Custódia, em conjunto com o Ibama e apoio do ICMBIO e Funai, para combater o desmatamento ilegal na Floresta Amazônica.

Suspeita-se que a madeira tenha sido retirada da terra indígena Cachoeira Seca. A Polícia Federal investiga se ocorreram outros crimes na área, além do desmatamento ilegal. As investigações avançam em busca de localizar e punir os culpados pelo crime. 

Continua após a publicidade

 

Foto: Divulgação/PF

Duas empresas foram autuadas por apresentar informações falsas em sistemas de controle ambiental, por depósito de resíduos a céu aberto e por ter madeira sem comprovação de origem. As multas aplicadas, somadas, ultrapassam R$ 12 milhões, além de decretarem o embargo do funcionamento das madeireiras até a regularização das atividades.

Foto: Divulgação/PF

Uma parte da madeira apreendida foi doada para a Secretaria Municipal de educação de Altamira, a cerca de 350 km de Rurópolis, e será destinada à construção de escolas rurais e nas reservas extrativistas da Terra do Meio. O restante poderá ser reaproveitado por outros órgãos da administração pública.

A operação custódia ocorre no interior paraense há duas semanas, nas terras indígenas Cachoeira Seca e Arara, para combater a extração e receptação de madeira ilegal, a poluição e fraudes no sistema de controle da matéria prima florestal e a pesca ilegal. 

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Altamira