Após vários dias sem uma chuva intensa em toda a região, Altamira, sudoeste do Pará, acabou contemplada com uma por volta das 16h desta segunda-feira (23). Mas o que parecia ser um alívio, se mostrou um grande problema. Em pouco minutos de temporal, árvores foram arrancadas, ruas ficaram inundadas e motoristas precisaram se arriscar.
Em um vídeo que repercutiu nas redes sociais, sem conseguir segurar a força da água, por pouco uma entregadora não foi arrastada. O registro ainda mostra jovens tentando ajudar a motociclista, mas a enxurrada era tão forte que a moto acabou tombando. A cena aconteceu na Avenida Perimetral, bairro Sudam II.
No bairro Paixão de Cristo, distante centro da cidade, uma família usou pá e enxadas para abrir valas na rua e facilitar a passagem da água suja. Outros vídeos flagram alguns veículos com problemas devido à inundação das ruas. Vídeo feitos no bairro Santa Ana e Ayrton Senna também repercutiram.
Enfrentando uma onda de calor, com temperaturas superiores a 35º 36º, Altamira registrou nesta segunda uma sensação térmica de 44º. Ao meio-dia os termômetros marcaram 36,5º de temperatura, e o tempo estava nublado, com o céu carregado de nuvens cumulonimbus, a mistura perfeita para a formação de um temporal.
A meteorologia previa cerca de 20% de chances de chuva, e ela veio, arrastando tudo o que encontrava pela frente. Uma placa de sinalização de trânsito quase foi arrancada e ficou pendurada na entrada da cidade sentido Marabá. Veículos, quem estava na rua ficou assustado, enquanto nos bairros mais afastados, onde as ruas não possuem asfaltamento, foi a concentração de lama que irritou a população.
Segundo a meteorologia, o verão intenso continua em curso, e a onda de calor que atinge a região Norte provocada pelo fenômeno El Niño altera a circulação dos ventos e reduz o volume e a frequência de chuvas. Quando as massas de ar quente e frio se encontram, acontecem os temporais.
Na manhã desta terça-feira (24) equipes de limpeza da prefeitura de Altamira trabalharam para liberar as vias, retirando as árvores que ficaram atravessadas na pista e sobre calçadas, e limpando bueiros para facilitar o escoamento da água da chuva.
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 39°
Tempo limpo