Na última quarta-feira (01), a Polícia Civil de Uruará, sudoeste do Pará, deflagrou a Operação "Uruará Conectada", que investiga o rompimento de cabos de fibra óptica na Rodovia Transamazônica, a ação aconteceu no km 223 da BR-230, que de acordo com informações, teria causado interrupção dos serviços de internet ainda no mês de junho deste ano.
Durante as interrupções, órgãos públicos e hospitais, assim como parte da população dos municípios de Placas, Rurópolis e Santarém, no oeste do Pará, foram afetados. A operação foi realizada para dar cumprimento a dois mandados de busca e apreensão no município, expedidos pela justiça.
Na ação dos policiais, foram apreendidos aparelhos celulares, notebook, máquinas de passar cartão, além de diversos equipamentos utilizados na ação criminosa para realizar a emenda de cabos de fibra óptica em residência da rua Benjamin Constant, no centro da cidade.
O material apreendido foi levado para a delegacia do município para as medidas cabíveis. A polícia informou ainda que o trabalho investigativo continua.