BRASIL NOVO SEM CRIMES VIOLENTOS
Brasil Novo e Vitória do Xingu estão entre os municípios sem registros de crimes violentos há mais de 30 dias
Mais da metade dos municípios paraenses não registram Crimes Violentos Letais Intencionais, de acordo com lista divulgada pela Siac
03/11/2023 15h33
Por: Redação Fonte: Brasil Novo em Foco, com Confirma Notícia

Pará tem vivenciado uma queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), graças a um conjunto de estratégias de fortalecimento, descentralização e investimentos contínuos nas forças de segurança, além da atuação dos setores de inteligência em todo o território do estado.

Dados recentes, divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), revelam que mais da metade dos 144 municípios paraenses não registram Crimes Violentos Letais Intencionais há mais de 30 dias. Isso inclui crimes como homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte.

Continua após a publicidade

No total, 79 cidades paraenses estão com destaque para a região do Xingu. Municípios como Vitória do Xingu apresentou 232 dias sem esses crimes; Castelo de Sonhos, distrito de Altamira, 89 dias; Brasil Novo foram 83. e Senador José Porfírio, 36 dias.

Outras cidades do Baixo Amazonas, como Curuá, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Prainha, Belterra e Almeirim, também apresentam resultados impressionantes, variando de 41 a 814 dias sem qualquer registro. Segundo o governo, o sucesso na redução desses crimes é atribuído a uma série de ações estratégicas e contínuas, coordenadas de forma integrada pelas forças de segurança pública. 

Essas ações incluem o aumento do efetivo local, o cumprimento de mandados de prisões, a presença constante do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que fiscaliza e monitora as vias 24 horas por dia, além da entrega de equipamentos como motocicletas, coletes balísticos e embarcações. Também são oferecidas qualificações para os agentes de segurança, contribuindo para um trabalho mais eficaz.