O Pará tem vivenciado uma queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), graças a um conjunto de estratégias de fortalecimento, descentralização e investimentos contínuos nas forças de segurança, além da atuação dos setores de inteligência em todo o território do estado.
Dados recentes, divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), revelam que mais da metade dos 144 municípios paraenses não registram Crimes Violentos Letais Intencionais há mais de 30 dias. Isso inclui crimes como homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte.
No total, 79 cidades paraenses estão com destaque para a região do Xingu. Municípios como Vitória do Xingu apresentou 232 dias sem esses crimes; Castelo de Sonhos, distrito de Altamira, 89 dias; Brasil Novo foram 83. e Senador José Porfírio, 36 dias.
Outras cidades do Baixo Amazonas, como Curuá, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Prainha, Belterra e Almeirim, também apresentam resultados impressionantes, variando de 41 a 814 dias sem qualquer registro. Segundo o governo, o sucesso na redução desses crimes é atribuído a uma série de ações estratégicas e contínuas, coordenadas de forma integrada pelas forças de segurança pública.
Essas ações incluem o aumento do efetivo local, o cumprimento de mandados de prisões, a presença constante do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que fiscaliza e monitora as vias 24 horas por dia, além da entrega de equipamentos como motocicletas, coletes balísticos e embarcações. Também são oferecidas qualificações para os agentes de segurança, contribuindo para um trabalho mais eficaz.