PORTO DE MOZ CLIMA TENSO
Paciente morre durante transferência em lancha de Porto de Moz a Altamira e família pede justiça
Família chegou a denunciar durante protesto na frente do hospital do município
22/11/2023 09h35
Por: Redação Fonte: Brasil Novo em Foco, com Confirma Notícia

O clima tenso, com cartazes pedindo por justiça, marcou o protesto dos familiares de Elisângela Lima Santos, de 42 anos, paciente que morreu após passar três dias esperando atendimento e um leito de UTI. Eles acusam o Hospital Municipal de Porto de Moz, no sudoeste paraense, de negligência médica. 

“Ele disse que era pressão alta e se retirou do local, horas depois piorou a situação. Começou a dar crise de AVC, e mais uma vez falaram para chamar o médico, mas o médico não estava atendendo o celular. Depois de alguns minutos ele resolveu atender e disse que era para passar uma medicação, feita sem a presença do médico. Posteriormente, ele chega e viu que a situação era crítica, mas já era tarde demais.”, disse Rosivaldo Lima, irmão da vítima.

Continua após a publicidade

Segundo os familiares, devido à gravidade do quadro de Elisângela, a unidade decidiu transferi-la para o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira. Mas teriam sido informados que não teria um leito. A família ameaçou fazer um protesto, e o leito foi liberado. Nessas imagens mostram a paciente sendo atendida em uma lancha enquanto é levada até o porto de Vitória do Xingu, pelo rio. O irmão da vítima conta ainda que a lancha do município não estaria disponível e teve que ser em uma que não teria o suporte necessário.

“Isso só piorou a situação do estado de saúde dela. Ela teve duas paradas cardíacas durante o seu transporte até Vitória do Xingu. Chegando em Vitória do Xingu, mais uma vez ela caiu durante o transporte para ambulância, devido à lancha ser inadequada, por favor gente enxerguem isso. Ninguém quer passar por essa situação.”, explicou o irmão.

Os familiares pedem que algo seja feito, já que Elizângela não seria a primeira paciente a passar pela mesma situação.

“A dor que eu estou sentindo, qualquer outra pessoa Daqui desta cidade pode sentir também, podem passar por isso. E que isso não se repita mais e providências sejam tomadas.”, finalizou.

Confirma Notícia aguarda um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Porto de Moz.