Uma história de lealdade que comoveu os funcionários do Hospital Geral de Altamira, no sudoeste do Pará. Essa é a Kiara uma cadela que por mais de três meses vinha visitar o tutor internado na unidade de saúde. Nessas fotos, ela aparece do lado de fora aguardando para ver o dono.
"Ela sempre ficava indo lá visitar ele, quando não ele saia do leito e ia lá na frente ver ela. Um dia o filho dele foi lá visitar ele e perguntei sobre a cachorrinha e me respondeu que ela seguia ele e aprendeu o caminho. Era um laço de muito amor, muita união mesmo", disse a enfermeira Ranielle Mendes.
A cena era comum no HGA, mas infelizmente o idoso responsável pela Kiara não resistiu. Só que mesmo após a morte dele, a fiel companheira não deixava de vir todos os dias na esperança de reencontrar o dono. Ninguém da família do paciente foi mais encontrado. A cadela ficava nas proximidades do bairro Mutirão e era alimentada pelos funcionários que perceberam que ela estava grávida. Em busca de um lar com uma nova família, Ranielle publicou nas redes sociais o caso de Kiara que precisava ser avaliada por um médico veterinário.
“Comecei os pedidos de doações, conseguimos arrecadar sacos de ração, um valor, mas via também o quanto é difícil conseguir doações para ajudar os animais”, conta a profissional de saúde. Djalma viu tudo e não pensou duas vezes em ajudar. O médico veterinário faz parte da Associação de Proteção dos Animais e do Meio Ambiente de Altamira.
“Ultimamente eu faço um trabalho social de resgatar animais, então muitas pessoas me procuram, mandam mensagem no instagram e muitas pessoas solicitaram, pediram pra resgatar essa moça. Ela está se alimentando bem, aparentemente saudável, mas precisamos do exame de hemograma para confirmar se está tudo certo com ela”, detalha Djalma.
A APATA defende a causa animal e monitora cães e gatos resgatados das ruas. No lar temporário que Kiara segue, até dá à luz, existem outros animais. Há uma década a associação desenvolve o trabalho com a ajuda de voluntários, mas em muitos casos, falta alimentação e recursos para atender toda a demanda no município que ainda não conta com um Centro de Zoonoses.
“A gente conta com a ajuda de pessoas que oferecem lares temporários, mas são muitos animais, é bem difícil, a gente não tem o suporte necessário para manter esse animais, precisamos alugar um local e infelizmente não temos esse recurso”, afirma o médico veterinário.
Agora, recebendo tratamento veterinário, Kiara segue em um lar temporário até dá à luz aos quatro filhotes, a raça pode ser indefinida, mas o amor e o companheirismo, não. A nossa personagem aguarda por um novo tutor.
“Os filhotinhos dela são bem grandinhos, a gente não sabe ainda se precisará de uma cesárea. Ela já está bem mais alegre. Então nós daremos um final feliz pra Kiara, depois que ela tiver os filhotes daremos castração pra ela”, afirma Ranielle Mendes.
“Têm vários cachorrinhos lindos pra adoção e se Deus quiser nós vamos conseguir para dá a oportunidade para outros animais que estão precisando”, finaliza o médico.
Fonte: https://www.confirmanoticia.com.br/
Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 39°
Tempo limpo