Após a empresa espanhola Aena informar que assumiu a administração do aeroporto de Marabá na última terça-feira (21), a concessionária disse que no próximo dia 30 de novembro também estará assumindo a gestão do aeroporto localizado na cidade de Altamira, no sudoeste do Pará.
A companhia assinou contrato com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para arremeter os aeroportos de Altamira, Parauapebas, Marabá e Santarém para serem privatizados no início deste ano. O valor oferecido pela empresa foi de R$2,4 bilhões de reais.
Em agosto do ano passado, durante um leilão, a empresa venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Marabá é o oitavo dessa rodada a passar para o controle da empresa, que assumirá a operação dos demais três aeroportos, de forma escalonada, até o dia 30 de novembro. Altamira será a décima primeira a ser contemplada com as novas instalações e reformas que serão feitas pela concessionária.
As medidas serão anunciadas durante uma coletiva de imprensa feita pela companhia Aena Desarrollo Internacional para falar sobre as mudanças que serão feitas no aeroporto de Altamira, que agora, passará a ser privatizado.