Um golpe que já se espalhou pelo Brasil e chegou a Uruará (PA). Criminosos roubam contas de redes sociais das pessoas e usam os perfis para divulgar anúncio de investimento altamente lucrativo em criptomoeda, o que não passa de um golpe. Nesta sexta-feira, 24, uma cabelereira da cidade de Uruará divulgou que teve suas contas do Instagram e Facebook roubadas e que os criminosos estavam usando seus perfis para entrar em contatos com seus seguidores e atrai-los para o golpe com anúncios tentadores sobre autos lucros financeiros.
Falso anúncio
“Há alguns dias eu cliquei num link que foi enviado para mim e depois eu perdi o acesso a minha conta, não consigo mais entrar. E essa pessoa, tal de @Benjamin-Arthur1, usa esse meu antigo Instagram e passa mensagem para meus seguidores. Eles continuam usando meu nome. E invadiu o meu Facebook que era conjugado no Instagram”, conta a vítima.
Conta do Instagram roubada
No anúncio o golpista mostra o print de uma conta bancário do PicPay em nome da cabelereira com grande soma em dinheiro para comprovar que está lucrando muito dinheiro com o investimento. Tudo falso. Veja na imagem:
Veja abaixo uma conversa entre o golpista e uma das seguidoras da cabelereira.
A seguidora entrou em contato com a vítima do roubo de perfil através do whastapp e assim ficou sabendo que se tratava de um golpe.
“Alerto a todas as pessoas que me seguiam nesses perfis do Instagram e Facebook roubados, que não sou eu que estou fazendo essas publicações sobre investimento. É Golpe”, alertou a cabelereira.
Criminoso usa nome da vítima para fazer anúncio falso de investimento lucrativo
Há relatos de que outras pessoas de municípios vizinhos também já tiveram suas contas das redes sociais roubadas, como em Medicilândia e em Altamira.
Todo o cuidado é pouco e fique atento para as dicas a seguir:
Como um hacker invade o Instagram? Saiba como se proteger. As orientações são do Serasa.
São diversos os golpes aplicados na internet hoje em dia: golpe do cartão de crédito, golpe do Whatsapp clonado, e agora também é preciso estar atento ao roubo de conta do Instagram.
Para entender melhor essa modalidade de invasão e se preparar para evitar isso é importante saber o que esses hackers pretendem quando realizam esse golpe e invadem as contas.
Geralmente o invasor anuncia produtos usados por preços muito baixos para os seguidores da vítima da invasão. Ao ver preços tão atrativos, rapidamente as pessoas entram em contato com a conta e fazem um Pix, acreditando que quem está vendendo é uma pessoa que elas conhecem, mas elas nunca recebem os produtos.
Também existem casos em que os golpistas divulgam investimentos, normalmente em bitcoin, com retornos milagrosos. E ainda tem os casos mais sofisticados, em que os cibercriminosos usam vídeos do dono da conta e pedem ajuda financeira, com o uso de deepfake, artifício que muda o que a pessoa está falando no vídeo.
São diversas as formas que esses invasores utilizam para enganar os seguidores da conta roubada, mas o ponto principal é saber como um hacker invade o Instagram, para poder se prevenir.
A invasão pode ocorrer de diferentes maneiras. As principais são:
• Utilizando um link que instala malwares.
Nesses casos, o dono da conta recebe um link por mensagem ou clica em um link divulgado por um perfil falso. A partir desse momento é instalado um tipo de vírus, chamado de malware, que permite o roubo dos dados da conta.
• Por meio de dados conseguidos a partir de vazamentos.
Quando ocorre um vazamento de dados, muitas informações sensíveis podem ser disponibilizadas para pessoas mal-intencionadas, como senhas.
Nesses casos, os hackers descobrem senhas do usuário e tentam acessar a conta. Uma vez que os invasores conseguem acessar a conta, alteram todos os dados de acesso, como o e-mail cadastrado, número de telefone e senha, o que dificulta a recuperação da conta.
Caso você tente acessar sua conta do Instagram com a senha e não consiga, pode ser que a conta tenha sido invadida. Para ter certeza, procure no seu e-mail de cadastro uma notificação do Instagram sobre a mudança de e-mail ou senha. Pode ser que esse e-mail tenha passado despercebido.
Se encontrar um e-mail de solicitação de mudança de cadastro da conta sem ter realizado esse pedido, é hora de entrar em contato com o suporte do Instagram. Lembre-se também de avisar todos os amigos e familiares para que eles não caiam em golpes.
Nem sempre é fácil recuperar uma conta de Instagram roubada, mas vale a pena tentar. Antes de qualquer coisa, é aconselhável registrar um boletim de ocorrência para evitar qualquer responsabilização por algum ato dos golpistas.
Se você ainda tiver acesso à conta e perceber movimentações estranhas, como mensagens enviadas que não foram escritas por você, tome as seguintes providências:
· · troque sua senha;
· · ative a autenticação em duas etapas;
· · revise os dispositivos que têm acesso ao seu perfil;
· · retire a autorização de aplicativos que podem acessar seu perfil (como aqueles de sorteio online, por exemplo).
Agora se você já tiver perdido acesso à conta, isso quer dizer que o invasor já trocou a senha.
Se as informações de e-mail e telefone não tiverem sido alteradas, faça o seguinte:
1. Abra o aplicativo.
2. Clique em "esqueci a senha".
3. Informe seu e-mail de cadastro na rede social.
4. Clique em avançar.
5. Você receberá um código de acesso no e-mail.
6. Digite esse código na tela exibida no Instagram.
7. Pronto! Você terá acesso a sua conta novamente!
Agora, se as informações de e-mail e telefone já foram alteradas pelo invasor, será necessário entrar em contato com a equipe de suporte do Instagram para comunicar a invasão.
1. Abra o aplicativo.
2. Clique em "esqueci a senha".
3. Preencha o nome de usuário.
4. Clique em "Precisa de mais ajuda?".
5. Selecione "Obtenha suporte”.
6. Na tela aparecerá: "Por que você não consegue acessar a sua conta?".
7. Selecione a opção: "Minha conta foi invadida" e clique em “Avançar”.
8. Responda à pergunta: "Você tem uma foto na sua conta?": "Sim, eu tenho uma foto minha na minha conta" ou "Não, eu não tenho uma foto minha na minha conta".
Caso você selecione que tem uma foto na conta, o Instagram vai solicitar seu e-mail e uma selfie de vídeo, para verificar se a conta é realmente sua. Se sua conta não tiver foto, você será encaminhado à página de ajuda para tentar recuperar o acesso de outra maneira.
Só é possível excluir uma conta do Instagram quando o usuário está logado no perfil. Então, caso você tenha sido vítima de algum hacker e queira excluir uma conta no Insta, será necessário primeiro tentar recuperar o acesso.
É preciso ter atenção para não ter o perfil roubado nem fazer um Pix para um golpista que invadiu o Instagram de um amigo e anunciou a venda de um objeto, por exemplo.
Desconfie sempre, não clique em links, não aceite conversar com pessoas desconhecidas, esteja sempre alerta.
Uma forma de verificar se está tudo bem com sua conta é acessar: configurações > segurança > atividade de login. O sistema mostrará todos os dispositivos que estão logados e quando e em que lugar o login foi feito. Você pode responder se foi ou não foi você e finalizar a sessão.
Como evitar ter o Instagram invadido?
Mais importante que saber como um hacker invade o Instagram e o que fazer caso você passe por isso é saber como se prevenir para que isso não aconteça.
Separamos dicas que podem ajudar a proteger a sua conta. Confira!
Sempre desconfie ao receber links não solicitados. Evite também clicar em links disponíveis no Instagram.
Quando seu perfil for seguido por uma marca ou pessoa desconhecida, pesquise na internet se aquele é mesmo o perfil da marca antes de seguir de volta. Assim você evita confiar em perfis falsos usados para esses golpes.
O próprio Instagram oferece a opção de autenticação de dois fatores para acessar a conta. Dessa forma, além de inserir a senha é preciso digitar um código recebido por SMS no celular cadastrado para fazer o acesso.
É possível saber a localização, em que cidade do mundo e em qual horário o login foi feito na conta. Mas descobrir exatamente quem fez isso é muito difícil. É justamente pela dificuldade de capturar e responsabilizar quem comete o crime que ele acontece tanto no dia a dia.
Por isso, o mais importante é a prevenção! É preciso tomar todos os cuidados para evitar que suas informações sejam utilizadas de forma indevida na internet.