POLÍCIA BALEADO
Servidor da Funai é baleado durante retirada de invasores em terra indígena no sul do Pará
O ataque ocorreu entre 19h a 20h desta segunda
05/12/2023 14h14 Atualizada há 12 meses
Por: Redação

Uma equipe da força-tarefa responsável pela retirada de invasores na Terra Indígena Apyterewa, no sul do Pará, sofreu uma emboscada na noite da segunda-feira (4). Um servidor da Funai foi baleado e passa por avaliação médica.

O ataque ocorreu entre 19h a 20h desta segunda. Os suspeitos fugiram e até o momento ninguém foi preso.

Continua após a publicidade

Os agentes retornavam de uma atividade quando foram surpreendidos por disparos de arma de fogo em três pontos diferentes. Duas viaturas da PRF foram atingidas com diversos tiros.

O servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi atingido no tornozelo e precisou ser encaminhado para avaliação médica.

A reportagem solicitou mais informações à Secretaria-geral da Presidência da República, responsável pela organização da operação e aguarda retorno.

Terra sob ameaça

A TI Apyterewa teve o maior desmatamento do país por 4 anos consecutivos e perdeu área maior do que Fortaleza. Imagens de satélite mostram a devastação entre 2020 e 2022 e foram expostas em estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

A área de preservação indígena foi homologada por decreto em 2007, reservando 773 mil hectares ao povo Parakanã. O território fica dentro do município de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará.

Histórico

O governo informou que a “presença de estranhos no território indígena ameaça a integridade dos indígenas e causa outros danos como a destruição das florestas”. A TI Apyterewa está no topo da lista de desmatamento entre as áreas reservada a indígenas no Brasil.

As apurações de órgãos como o Ministério Público Federal (MPF) apontam que algumas dessas famílias estão envolvidas em atividades ilegais, como criação de gado e garimpo, além de destruição da vegetação nativa.

Fonte: G1
Imagem: Reprodução