Em um vídeo capturado por câmera de circuito de segurança, é possível ver três jovens conversando minutos antes da ação. Elas estão sentadas em uma poltrona que fica no corredor de entrada da boate. As três conversam, em seguida um homem chega e fala com a jovem de vermelho, eles parecem se conhecer, e após alguns segundos ele se afasta.
Tudo parecia ir bem naquela noite, até que o policial penal Henrique Brito se aproxima do trio, usando sandálias, bermuda e boné, e cambaleando, fala algo que incomoda uma das garotas. O que ele diz faz com que ela mande ele embora imediatamente, mas essa reação faz com que o policial mostre duas armas para o grupo.
No flagrante é possível observar o movimento que a jovem faz com a mão para o policial se afastar, a vítima repete várias vezes, mas ele continua no local. Outra mulher chega logo depois, ele olha para ela, enquanto isso a jovem, que está sentada, continua fazendo o gesto para o policial sair do local, é nesse momento que ele levanta a camisa e visivelmente descontrolado, mostra as duas pistolas, e começa a balançar os braços na frente das mulheres.
A cena de descontrole do policial penal foi registrado no último dia 22 de outubro, quando o local estava lotado, mas somente agora as imagens foram divulgadas. O lugar fica localizado no centro de Altamira, no sudoeste do Pará. Na mira das armas, as mulheres entraram em pânico. A jovem de vermelho sai correndo, enquanto as outras duas se afastam e seguem para dentro da boate.
Após esconder as armas, o policial penal Henrique Brito sai do local, como se estivesse indo em direção à jovem que fugiu. O jornalismo da Vale do Xingu tentou contato com a mulher que ficou na mira das pistolas, mas ela não aceitou gravar entrevista, por medo da exposição. Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) informou que não compactua com qualquer desvio de conduta de seus agentes e que apura o caso junto à Corregedoria da instituição. Confira a nota na íntegra:
"Informamos que no dia 22/10/23 tivemos conhecimento de uma ocorrência tendo como envolvido um policial penal numa casa de shows, que segundo informações, o mesmo teria puxado uma arma de fogo contra duas jovens. O fato já foi comunicado a secretária de administração penitenciária para que seja tomadas as medidas cabíveis.
Sindicato dos policiais penais do Estado do Pará."