Um morador, da área rural de Uruará, no sudoeste do Pará, que não teve o nome divulgado, foi preso pela Polícia Militar na última quarta-feira (13), no Travessão km 175 Sul, por estar cultivando pés de maconha na residência onde mora.
A ação aconteceu após uma denúncia anônima alertar sobre o cultivo ilegal de maconha na propriedade do suspeito, localizada a aproximadamente 32 km da Rodovia Transamazônica. A guarnição foi até o local, e ao avistar a viatura, o homem tentou fugir para trás de sua residência, sendo detido pelos policiais.
Durante a busca na residência do suspeito, a guarnição encontrou 5 cartuchos calibre 20. No quintal, foram localizados e apreendidos três pés de maconha. O homem foi detido e algemado para garantir a segurança durante a abordagem. A esposa dele, que afirmou ser responsável pelo cultivo da erva, também foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil.
Na delegacia, os procedimentos legais foram iniciados, resultando na autuação do agricultor pelo crime de posse de munições de arma de fogo. Apesar de ser estabelecida uma fiança, o homem não efetuou o pagamento e permanece sob custódia. A esposa foi liberada após prestar esclarecimentos.
No Brasil, a Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006) criminaliza o cultivo, sem autorização, em desacordo com determinação legal, ou regulamentar, de plantas que sejam matéria-prima para a produção de drogas. Isso inclui a maconha. As penalidades previstas podem variar segundo a quantidade de plantas cultivadas, a existência de tráfico de drogas associado, além de outros fatores.
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsas