De 8 a 11 de janeiro, a Equatorial Pará realiza, em Altamira, sudoeste do Pará, a E+ Caravana Equatorial. O evento é um mutirão de serviços que traz a troca de 40 geladeiras para a população, além de negociação de débitos, cadastro na Tarifa Social, troca de lâmpadas, programa de reciclagem, curso de capacitação e festival cultural patrocinado pela Distribuidora.
O E+ Geladeira Nova é um projeto que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Pará, contempla os consumidores com a troca de geladeiras. O cliente é sorteado e pode trocar a geladeira antiga, mas que esteja em uso, por uma nova.
Para isso, é necessário apresentar o RG e a última fatura da conta de luz paga. Os interessados podem se inscrever de 8 a 10 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e no dia 11 somente pela manhã, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Gondim Lins, que fica na Rua Coronel José Porfírio, 1664, no bairro Centro.
Vale ressaltar que as geladeiras disponibilizadas possuem o Selo A de Eficiência Energética do PROCEL, o que significa que elas podem ser até 40% mais econômicas se comparadas a um refrigerador velho e com as borrachas de vedação deterioradas, por exemplo.
Ainda no dia 11, a partir das 18h, na Concha Acústica de Altamira, na orla do cais da cidade, ocorre o sorteio das geladeiras que serão entregues no dia posterior. Os clientes sorteados têm a responsabilidade pelo transporte, tanto de sua geladeira antiga quanto da geladeira nova.
Além disso, o município também recebe a 1ª edição do Festival Cultura e Juventude: Valorizando os Talentos Paraenses com, cujo objetivo é fomentar a cultura e a produção cultural na cidade.
Segundo João Pedro Gomes, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, a troca de geladeiras é uma oportunidade de mudar o cenário para famílias do município.
"Com uma geladeira nova, nossos clientes podem consumir de maneira mais eficiente, além disso, há uma economia significativa na conta de energia, isso é algo que faz uma grande diferença no fim do mês", destaca João.
O projeto, que já beneficiou mais de 15 mil pessoas, atende cidadãos das zonas urbana e rural do estado e auxilia a garantirem sua própria renda. Os cursos de capacitação profissional são desenvolvidos com métodos e técnicas avançadas e o processo pedagógico abrange aulas teóricas e práticas utilizando recursos impressos e audiovisuais.
É o benefício concedido pelo Governo Federal às famílias de baixa renda, com descontos que variam de 10% a 65% em sua fatura. Com o dinheiro economizado pelo cadastro na Tarifa Social, os clientes podem destinar recursos dos seus orçamentos mensais à compra de alimentos e necessidades básicas para suas casas.
Através do Programa de Eficiência Energética, que visa incentivar o consumo sustentável de energia, os clientes também poderão realizar na ação a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED. Com o uso das luminárias de LED, as famílias têm uma economia de até 80% na iluminação residencial, de acordo com especialistas. Para realizar a troca, é necessário apresentar RG e CPF do titular da conta e ainda estar em dia com a distribuidora. Cada cliente poderá trocar até 05 (cinco) lâmpadas.
Cada cliente terá o seu caso analisado individualmente e a negociação poderá ser parcelada, via fatura de energia, ou no cartão de crédito, em até 12 vezes.
Podem participar da negociação os clientes com pelo menos três faturas em atraso, e, também, os consumidores que tenham parcelamento junto à distribuidora. É necessário levar o documento de identificação com foto e os números de RG e CPF e as faturas que desejam negociar.