Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a primeira apreensão de maconha em 2024, na região do Xingu. O flagrante aconteceu na comunidade Belo Monte, território de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. Os entorpecentes estavam escondidos nos porta-malas de um carro com placa de Manaus, no Amazonas.
Segundo a PRF, os agentes fizeram a abordagem de um veículo modelo Sedan, com placa de Manaus e encontraram com o motorista um rádio comunicador muito utilizado por batedores que fazem a proteção de cargas nas rodovias. O caso levantou suspeitas, e alertou os policiais sobre a presença de outro veículo que havia acabado de deixar a balsa e que também tinha placa de Manaus.
Os dois carros seguiam próximos, e com destino à Marabá, sudeste do Pará. Ao fazer a verificação do segundo carro, os policiais encontraram outro rádio comunicador, o que deixou clara a relação entre os dois motoristas. Com 50 kg de maconha no porta-malas, os dois motoristas foram presos e o entorpecente apreendido.
Para seguir viagem carregando toda essa droga, os motoristas mantinham contato direto pelos rádios comunicadores, e em caso da presença de viaturas na estrada, eles paravam até que o trecho estivesse seguro para continuar o trajeto. Os motoristas relataram que saíram de Manaus, o suspeito que conduzia o carro modelo Sedan assumiu ser o dono do entorpecente, e que os carros tinham como destino a cidade de Marabá.
A droga apreendida foi levada para a Delegacia da Polícia Federal (PF), assim como os dois suspeitos, que devem ser ouvidos pela PF. Essa foi a primeira apreensão de entorpecentes realizada pela PRF na BR-230, na região do Xingu, em 202
Mín. 22° Máx. 39°
Mín. 23° Máx. 39°
Tempo nubladoMín. 24° Máx. 40°
Parcialmente nublado