Hector Gomes Barbosa, um adolescente de 14 anos, que morreu após ser diagnosticado com dengue hemorrágica, no município de Vitória do Xingu, região sudoeste do Pará. A família acredita que a fatalidade só aconteceu por conta de uma suposta negligência médica.
O garoto, de acordo com familiares, se queixava de dor nos olhos e garganta, além de febre. Quando também começou a se queixar de dor nos nervos, a família procurou o hospital do município. Hector deu entrada no dia 6 de janeiro, os responsáveis acreditam que os sintomas seriam de um hematoma provocado por um jogo de futebol.
A família denuncia que na Unidade de Saúde, foi realizada uma bateria de exame, mas somente inflamação muscular teria sido detectada. Analgésicos e desinflamatórios foram receitados para Hector tomar em casa. Ainda muito abalados, os familiares resolveram não gravar entrevistas, mas por meio de áudio contaram como tudo aconteceu.
"Não era para ter botado remédio no caso, enquanto não descobrisse o que era, era para ter internado ele no sábado, aí mandou o menino para casa a noite, compramos medicamentos fortes, muitas dores musculares. Quando foi sábado ele não dormiu, e na madrugada de domingo, ele sentindo dor não conseguia mais andar, bebendo muita água, levamos ele de tarde.", afirma um familiar.
"Chegando lá, constatou a dengue hemorrágica, e foi isso que aconteceu, em cima e não dava mais tempo. Momento muito triste de terror, os médicos lá explicaram como acontece, e como ela age que no momento não pode tomar remédio, e meu desabafo é esse aí. Pois se tivesse internado ele no sábado não tinha acontecido essa fatalidade."
Hecto não resistiu e morreu por complicações da doença. O jornalismo da Vale do Xingu conversou com um especialista no assunto que deu detalhes sobre o cronograma de atendimento para casos de dengue hemorrágica.
"A dengue hemorrágica, a pessoa além de ter os sintomas clássicos, ela pode ter outras complicações, como ciências hepáticas, como ciências neurológica, lesões neuronais, ou neurais, ele pode ter muita dor abdominal, vômito, diarreia, hemorragias internas, manchas avermelhadas na pele.", afirma o Dr. Denis Ferreira
"Essas complicações podem aparecer, o importante é que o paciente tenha o diagnóstico correto, o diagnóstico precoce, tenha o atendimento adequado, e nas situações mais sérias ele fique internado, para tratar tanto os sintomas que aparece quanto o quadro clínico que ele apresenta", complementa o epidemiologista.
Filho único, o adolescente era apaixonado por futebol, colegas realizaram uma homenagem para ele usando uma faixa carregada pelos amigos até o cemitério. A escola onde ele praticava o esporte, uma nota de pesar, e se solidarizou com a família. O jornalismo da Vale do Xingu entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município, mas até o fechamento desta reportagem, não obtivemos retorno.
Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado