MEDICILÂNDIA 960 NA REDAÇÃO
Filha de agricultores da área rural de Medicilândia alcança 960 na redação do Enem
Com esforço próprio e determinação, Edânia Zanebone sonha em cursar Medicina na UFPA
17/01/2024 18h07
Por: Redação Fonte: Brasil Novo em Foco, com Confirma Notícia

Edânia Zanebone, de 17 anos, foi uma estudante que tirou 960 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023. A aluna foi a única da escola onde estuda, na área rural de Medicilândia, no sudoeste do Pará, a ter atingido uma nota alta na prova. O sonho dela é cursar Medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA).

"Tive uma rotina de estudos bem simples para falar a verdade, a única coisa que eu paguei foi uma plataforma para corrigir as minhas redações, para eu saber a nota que eu estava alcançando. Não tive cursinho, apenas isso, e consegui alcançar essa nota.", conta Edânia Zanebone.

Continua após a publicidade

Filha de agricultores, e moradora do Km 22, Edânia sempre estudou em escola pública e fez o ensino médio na Escola Francisca Gomes. A estudante conta que todo o processo de estudos foi por conta própria, vendo vídeo aulas e pedindo ajuda a alguns professores quando tinha dúvidas. Essa era a terceira vez fazendo a prova, mas, as duas primeiras foram apenas para treinar.

"Eu comecei a estudar mais ou menos em julho do ano passado, mas eu já estava dando uma olhada nos conteúdos desde o início do ano. A prova em si eu achei um pouco difícil, quando li o tema da redação eu não tinha entendido muito bem e fiquei um pouco desesperada, mas no final deu tudo certo.", relembra a estudante.

O Enem é a porta de entrada para estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio para tentar uma vaga em uma instituição de ensino superior, seja ela pública ou privada, para fazer o curso dos sonhos. Segundo o Ministério da Educação, mais de 229 mil estudantes paraenses se inscreveram no Enem em 2023. As mulheres foram a maioria dos inscritos, totalizando 143.040, cerca de 62,4%.

Apesar da correria e do nervosismo, a estudante conseguiu terminar a prova e aguardava ansiosa pelo resultado, até que saiu e ela não acreditava na nota. Mas lembrou na hora que todo o esforço e comprometimento ao longo do ano tinham valido a pena.

"Eu fiquei até um pouco sem acreditar, pois não estava colocando muita fé, porque na minha cabeça não ia dar tão certo, quando eu vi a nota fiquei muito feliz e saí correndo para contar para minha mãe, foi uma sensação indescritível.", comemora Edânia Zanebone.

Fonte: https://www.confirmanoticia.com.br/