Francisco Alves dos Santos, de 83 anos, foi encontrado morto em uma casa que fica em uma propriedade no Ramal dos Cocos, área rural de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, na manhã deste domingo (28).
Segundo informações de familiares repassadas a nossa equipe de reportagem, o dono da propriedade havia chegado de viagem e ido até a residência. Chegando no local, ele chamou pelo idoso que não atendeu, até que resolveu pular o muro. Ao dar uma olhada pela casa, ele encontrou o idoso caído no chão.
O proprietário se desesperou e chamou pela polícia e familiares. Segundo informações, a vítima foi encontrada em um dos quartos da casa com um ferimento na cabeça, provavelmente provocado por um pedaço de madeira. Da residência foram levados um televisor e dois passarinhos que estavam em uma gaiola. A suspeita é de que tenha sido latrocínio, pois a vítima trabalhava de caseiro no local.
"Ele era bastante conhecido aqui na comunidade, muito prestativo, amigo de todos, não é porque teve a vida ceifada que vamos falar que era uma pessoa ruim. Era uma pessoa boa, comunicativa, muito querido por todos.", disse uma moradora, que preferiu não se identificar.
Moradores informaram que a vítima morava no ramal há cerca de um ano e estaria trabalhando nesta propriedade. Uma bolsa de viagens foi encontrada na mesma estrada onde fica a casa. Familiares do idoso estiveram no local juntamente com a Polícia Militar que foi a primeira a chegar.
Uma equipe da Polícia Civil e Polícia Científica estiveram na propriedade para conversar com os moradores e fazer o trabalho de perícia e remoção do corpo de Francisco. Um inquérito foi aberto pela Delegacia de Homicídios que investiga o caso. Denúncias que possam auxiliar nas investigações podem ser repassadas de forma anônima ao 181 ou 190, sem a necessidade de se identificar.