O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio em 2023 (ENEM) ainda está rendendo muita comemoração. Em Brasil Novo, no sudoeste do Pará, a única escola de ensino médio no município, conseguiu a aprovação de 21 alunos em universidades públicas. O resultado foi tão positivo que cada aluno do Colégio Estadual de Ensino Médio Brasil Novo, ganhou uma postagem exclusiva.
Ouvir a música "Marcha do Vestibular" significa muito para quem é estudante e está prestando o Enem, no Brasil. Isso porque, essa marchinha de carnaval representa a aprovação no vestibular, e se for na Universidade Federal do Pará (UFPA) ou na Universidade Estadual do Pará (UEPA), a comemoração tem um gostinho ainda mais especial.
"Isso foi fruto de muito trabalho, nós temos aí por hora, que nós sabemos, 21 alunos aprovados que estudaram aqui, em diferentes cursos. E a escola trabalhou no decorrer do ano para isso.", afirma Jorge Bernardo.
"Tivemos todos os apoios necessários da DRE em Altamira, da Secretaria Estadual de Educação, nós recebemos um material no PREPARA, trabalhamos em todo o decorrer do ano com esse material. Preparamos os alunos para a realização das avaliações externas, tanto do SAEB quanto do Enem.", complememta o diretor da escola.
Foram 4 aprovações em Matemática; uma aprovação em Educação Física e uma aprovação em enfermagem na UEPA; na UFPA foram 3 aprovações em Engenharia Florestal; 4 aprovações em Agronomia; 4 em Ciências Biológicas; uma aprovação em Medicina Veterinária; 3 aprovações em Letras Português e uma em Letras Inglês; 2 aprovações em Pedagogia.
Três estudantes passaram em dois cursos na UFPA e na UEPA, o que deixou a turma ainda mais animada e a escola super confiante com o resultado do trabalho ao longo do ano. Apesar de não ter prédio próprio, nem acesso à biblioteca e laboratório de informática, os alunos conseguiram um resultado expressivo apesar das dificuldades.
Em 2023 foram pouco mais de 4 milhões de inscritos no exame em todo o país, com 2.734,100 participantes. Mais de 1 milhão dos participantes atingiram nota superior ao corte, garantindo a esses estudantes acesso a mais de 800 cursos em todo o território nacional. 65,9% dos inscritos vieram de escolas públicas, e 43% conseguiram atingir percentual para aprovação. 60 redações atingiram nota máxima, mas apenas 4 delas foram escritas por estudantes de escola pública.
Para o diretor da escola em Brasil Novo, cada vitória importa e precisa ser comemorada. "E nós tivemos muito sucesso com esse trabalho, os professores desempenharam um excelente trabalho, são professores comprometidos e nós agora estamos colhendo os frutos dessa dedicação.", finaliza Jorge Bernardo.
Fonte: https://www.confirmanoticia.com.br/
Mín. 24° Máx. 38°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 40°
Parcialmente nublado